Jucá homenageia maçons e lembra importância da instituição na história do Brasil



Ao parabenizar a maçonaria pela passagem do Dia do Maçom, comemorado na segunda-feira (dia 20), o senador Romero Jucá (PSDB-RR) lembrou que muitos episódios importantes da história do Brasil tiveram a participação de pessoas ligadas à instituição. Ele também citou várias personalidades históricas que pertenceram aos quadros da maçonaria, como José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Frei Caneca, Hipólito da Costa, Duque de Caxias, Nilo Peçanha e Deodoro da Fonseca.

Jucá disse que nem sempre a maçonaria teve o seu trabalho reconhecido, lembrando que durante muito tempo "se teve a maçonaria envolta em uma aura de mistério, uma sociedade tida como maléfica e cujos integrantes eram excomungados pela Igreja Católica". Hoje, ressaltou, encontram-se informações sobre a maçonaria na própria Internet, a rede mundial de computadores, demonstrando que o mito não se justifica.

O senador por Roraima justificou sua ausência na homenagem prestada pelo Senado aos maçons, na segunda-feira (dia 20), por estar participando de compromissos políticos no seu estado. Ele elogiou a maçonaria por ter como seu principal objetivo a luta pela construção de um mundo melhor para a humanidade. Jucá registrou ainda que em 1992 a instituição foi homenageada pelos Correios com a emissão de um selo comemorativo sobre o Dia do Maçom e o reconhecimento ao Grande Oriente do Brasil.

21/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vieira da Cunha lembra a importância dos açorianos na história dos gaúchos

Flávio Arns homenageia Major Padilha e lembra importância da Marinha

Representante de delegados lembra que a instituição policial no Brasil foi criada com a chegada da Família Real em 1808

Pedro Ubirajara homenageia maçons

Renan exalta a importância de Brizola na história recente do Brasil

Mão Santa lembra história do Brasil e pede a Lula que abandone bordão