Jucá pede audiência pública sobre morte de pacientes em cirurgias



O vice-líder do governo, senador Romero Jucá (PSDB-RR), apresentou requerimento para que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promova audiência pública com o objetivo de esclarecer os inúmeros acidentes e mortes decorrentes de operações plásticas praticadas por médicos cuja habilitação não atende aos padrões que deveriam ser exigidos pelas autoridades e a sociedade brasileiras.

O senador propõe que sejam ouvidos o presidente do Conselho Federal de Medicina, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e o presidente do Conselho Regional de Medicina de Goiás para esclarecer, em especial, os fatos envolvendo o médico Denísio Marcelo Caron, responsável por cinco mortes de pacientes de cirurgias plásticas nos últimos dois anos.

Segundo Jucá, o Senado precisa discutir mudanças na legislação de modo a aumentar a fiscalização e o controle sobre os profissionais da medicina e os hospitais onde se realizam os procedimentos médicos. "Não se pode mais tolerar que os hospitais não tenham responsabilidade direta sobre cirurgias feitas em suas dependências. Os conselhos precisam ser mais rígidos ao examinar a habilitação dos médicos que credenciam", argumenta o senador.

Jucá também manifestou sua preocupação com a propaganda enganosa de cirurgias plásticas e outras técnicas de rejuvenescimento que exageram os benefícios e escondem os riscos que cercam qualquer procedimento cirúrgico.



18/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá pede que senadores participem de audiência pública da CAE sobre 'guerra fiscal' entre estados

CAS realiza audiência pública sobre pacientes de alto risco

Comissão fará audiência pública sobre pastor condenado à morte no Irã

Mutirão de cirurgias no joelho beneficiam 143 pacientes

Cirurgias no joelho beneficiam 100 pacientes esta semana

Pacientes do Icesp passarão a fazer cirurgias com robô