Jucá pede desocupação de terras e prédios invadidos pelo MST



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) cobrou do governo federal nesta segunda-feira (10) a desocupação de terras e prédios públicos invadidos nos últimos dias pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pediu providências para que não ocorram novas invasões. Ele alertou que a imprensa tem divulgado que o MST está ameaçando realizar novas ocupações em abril.

- Depois de toda essa onda de invasões, estamos vendo o governo, através do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, condenar estas ações violentas dos sem terra. É engraçado ouvir o ministro dizer que, ao invadir prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o MST ultrapassou limites democráticos. No governo Fernando Henrique Cardoso, parece que para o PT os limites eram outros. Não vi, naquela época, Miguel Rossetto ou o partido condenarem invasões do Incra, nem em prédios públicos em Brasília ou até mesmo na fazenda do presidente - afirmou Jucá.

Na avaliação do senador por Roraima, o PT está dando a impressão de que o limite da atuação do MST não diz respeito ao direito de quem tem suas terras invadidas, mas varia de acordo com quem está no governo. Ele acrescentou que, sendo governo, finalmente o Partido dos Trabalhadores está aproximando os seus -limites- para o que é considerado razoável.

Romero Jucá também mostrou preocupação com o que considerou -contradições- do PT no governo. Enquanto o ministro da Casa Civil, José Dirceu, nega que esteja sendo estudada a revogação da medida provisória que proíbe a desapropriação de terras invadidas, o Incra afirma o contrário. Para Jucá, a medida deve permanecer em vigor para garantir o respeito à propriedade privada.



10/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Liminar determina desocupação de prédios invadidos por grevistas

AGU impede pagamento pelo Incra por desocupação de imóvel localizado em terras indígenas

SUPLICY RELATA ACORDO PARA DESOCUPAÇÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS

Luiz Otávio registra adiamento de desocupação de terras no Pará

JONAS PINHEIRO DEFENDE DESOCUPAÇÃO DE FAZENDA INVADIDA PELO MST

Jucá pede voto de louvor pelo jornal "Folha de Boa Vista"