Jucá pede prioridade na Câmara para projeto sobre armas de fogo



Em comunicação de liderança nesta segunda-feira (1º), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) pediu prioridade para votação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que limita o acesso às armas de fogo. O senador chamou a atenção para notícias publicadas pelos jornais esta semana, segundo as quais houve mais assassinatos de índios nos sete primeiros meses de 2003 do que em todo o ano passado. Jucá qualificou como -fato extremamente grave- as 18 mortes de indígenas este ano.

Ao ressaltar que a Fundação Nacional do Índio (Funai) terá novo presidente nos próximos dias, Jucá desejou que o novo dirigente tenha firmeza na ação de proteção aos índios e também na consolidação das demarcações de terras indígenas. Segundo o senador, os conflitos por terras contribuem grandemente para o incremento dos assassinatos de lideranças indígenas.

Para sublinhar a importância da votação do projeto pelos deputados, o senador por Roraima destacou o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) contra as armas de pequeno porte. De acordo com Jucá, dados estatísticos apresentados pela ONU indicam que verdadeiros genocídios, como o que ocorre com os índios brasileiros, são feitos com armas de pequeno porte.

Jucá assinalou a presença, no Plenário do Senado, de dois representantes da Fundação Ayacara (organização não-governamental do Chile), Miguel e Pablo Sandor. Segundo ele, a fundação fará em Roraima -um trabalho que será modelo para o país-, atuando na preservação do meio ambiente, na recuperação do sistema de água e também no desenvolvimento sustentado. Essas ações, acrescentou, vão -mostrar o caminho de como os povos da Amazônia podem se desenvolver criando dignidade e divisas para seu povo- e trarão frutos não só para Roraima, gerando -um modelo que será usado em toda a Amazônia-.



01/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ PROPÕE REALIZAÇÃO DE REFERENDO SOBRE PORTE DE ARMAS DE FOGO

Jucá alerta para excesso de armas de fogo

Senadores da CRE examinam projeto sobre armas de fogo

TUMA PEDE INFORMAÇÕES AO MINISTRO DA JUSTIÇA SOBRE CRIMES RELACIONADOS A ARMAS DE FOGO

Sarney anuncia comissão mista para projetos sobre armas de fogo

CRE vota projeto que restringe uso de armas de fogo no país