Senadores da CRE examinam projeto sobre armas de fogo
O relator adota uma das propostas e recomenda o arquivamento das outras duas. Piva não proíbe o porte total das armas, estabelecendo que profissionais como policiais e seguranças possam manter suas armas para trabalhar. A apreciação da matéria já foi adiada diversas vezes em função das diferentes posições dos senadores sobre o tema.
A comissão, presidida pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), também deve avaliar requerimento do senador Paulo Hartung (PPS-ES) solicitando a criação de subcomissão permanente de comércio exterior para acompanhar e promover debates sobre as conseqüências do possível ingresso do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Outro requerimento, este do senador Tião Viana (PT-AC), propõe que o Senado apresente um voto de censura junto ao governo fundamentalista do Afeganistão protestando contra a forma como são tratadas as mulheres naquele país. O senador quer que seja demonstrada a indignação dos brasileiros sobre o "flagrante desrespeito às mulheres, submetidas a toda espécie de maus tratos e humilhações em decorrência do regime Taliban". O relator, senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), apresentou relatório contrário à sugestão.
Os integrantes da CRE vão examinar também três projetos de decretos legislativos, todos com parecer favorável. Um aprova texto de acordo sobre transportes aéreos celebrado entre o Brasil e o Chile. Outro aprova acordo de cooperação educacional acertado entre o Brasil e a Bolívia e um terceiro referenda texto de acordo de cooperação cultural também com a Bolívia.
02/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá pede prioridade na Câmara para projeto sobre armas de fogo
Senadores defendem restrições a armas de fogo
CRE vota projeto que restringe uso de armas de fogo no país
CRE vota projeto que restringe uso de armas de fogo no país
Projeto com restrições às armas de fogo volta à pauta da CRE
PROJETO QUE LIMITA USO DE ARMAS DE FOGO ESTÁ NA PAUTA DA CRE