JUCÁ PEDE PRIORIDADE PARA PROGRAMAS SOCIAIS
Referindo-se a programas de transferência de renda, de concessão de bolsa-escola e de atendimento aos setores mais necessitados da população, o parlamentar argumentou que essa é a hora de colocar em prática o discurso político de atender à pobreza. "Isso agora está centralizado na discussão política do Congresso e é importante reforçar a proposta orçamentária nesse setor", pregou ele.
Aludindo às propostas resultantes da Comissão Mista Especial para a Erradicação da Pobreza, Jucá sustentou que o Legislativo precisa agir emergencialmente agora, porque depois de serem aprovadas no Senado as matérias ainda terão que ser submetidas à deliberação da Câmara dos Deputados, o que demanda tempo.
Na oportunidade, o senador, que é relator das áreas de Justiça e Defesa do Orçamento, lamentou que seja tão pequena a soma de recursos destinada a ações contra o narcotráfico e o crime organizado e para o atendimento penitenciário. Conforme seus cálculos, os recursos orçamentários para atender à Justiça e à Defesa em todo o país são menores que os destinados ao estado de Minas Gerais para pavimentar rodovias. Ele observou que ninguém pode negar que o narcotráfico e atendimento penitenciário são grandes problemas nacionais.
Em aparte, a senadora Heloísa Helena (PT-AL) disse que os debates em torno das despesas orçamentárias a deixam irritada. "Saúdo o pronunciamento de V.Exa e exijo dessa Casa e dos partidos da base de sustentação do governo que façamos o que deve ser feito; que destinemos à área social o que foi prometido", afirmou ela.
20/01/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá anuncia medida que facilita a obtenção de recursos para programas sociais
MAURO MIRANDA PEDE PRIORIDADE PARA PROGRAMAS DE MORADIA
Jucá diz que governo acerta ao unificar programas sociais
Jucá: reportagem do jornal "O Globo" destaca programas sociais de Boa Vista
Reunião conjunta pede repasse de recursos para programas sociais
Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula