Jucá: privatização de estradas e rodovias "valeu a pena"



Com base no Relatório Anual de Acompanhamento das Concessões de Rodovias Federais, documento publicado pelo Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), o senador Romero Jucá concluiu que foi acertada a decisão de entregar as rodovias à iniciativa privada. O senador acredita que com o Programa de Concessões de Rodovias Federais, o traçado e a sinalização das pistas melhoraram. Ele salientou ainda que as rodovias passaram a contar também com assistência para acidentes mecânicos e socorro médico.

Jucá disse que, por não ter condições financeiras de investir na manutenção, o Estado foi obrigado a entregar à iniciativa privada parte significativa da malha rodoviária. Somando-se as rodovias estaduais e federais que já foram privatizadas com as que devem ser terceirizadas serão cerca de 14.000 km sob controle privado.

- Essa opção pela privatização da manutenção e operação de grandes rodovias surgiu como solução para um intolerável estado de decadência e abandono das estradas- disse.

No entanto, o senador admitiu que existem problemas relativos ao alto valor dos pedágios cobrados nas rodovias. A questão do pedágio, reconheceu, deu origem a uma greve dos caminhoneiros em abril de 2000. Mas ele alerta para o fato de que o descontentamento foi visivelmente dirigido às concessões administradas pelos estados e não pelo DNER.

O senador concorda que "o programa de concessões não esteja fluindo sem tropeços". Mas afirmou que, ao seu ver, a economia se dinamizará com a existência de estradas de estradas de melhor padrão.

- É importante que os recursos dos governos federais e estaduais sejam liberados para ações de urgência mais premente, contempladas pelos quesitos sociais dos orçamentos públicos - disse.

29/10/2001

Agência Senado


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