Jucá: privatização de estradas e rodovias "valeu a pena"
Jucá disse que, por não ter condições financeiras de investir na manutenção, o Estado foi obrigado a entregar à iniciativa privada parte significativa da malha rodoviária. Somando-se as rodovias estaduais e federais que já foram privatizadas com as que devem ser terceirizadas serão cerca de 14.000 km sob controle privado.
- Essa opção pela privatização da manutenção e operação de grandes rodovias surgiu como solução para um intolerável estado de decadência e abandono das estradas- disse.
No entanto, o senador admitiu que existem problemas relativos ao alto valor dos pedágios cobrados nas rodovias. A questão do pedágio, reconheceu, deu origem a uma greve dos caminhoneiros em abril de 2000. Mas ele alerta para o fato de que o descontentamento foi visivelmente dirigido às concessões administradas pelos estados e não pelo DNER.
O senador concorda que "o programa de concessões não esteja fluindo sem tropeços". Mas afirmou que, ao seu ver, a economia se dinamizará com a existência de estradas de estradas de melhor padrão.
- É importante que os recursos dos governos federais e estaduais sejam liberados para ações de urgência mais premente, contempladas pelos quesitos sociais dos orçamentos públicos - disse.
29/10/2001
Agência Senado
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