OSMAR DIAS CONSIDERA 'PATIFARIA' A PRIVATIZAÇÃO DE RODOVIAS PARANAENSES
Ao classificar de 'grande patifaria' o processo de privatização de 2.050 quilômetros de rodovias no Estado do Paraná, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) afirmou que "a cobrança exorbitante de pedágio prejudicará igualmente a produtores, transportadores e consumidores, e somente será bem-vinda para empreiteiras e candidatos às eleições de 1998 que terão suas campanhas financiadas por elas".
Dias afirmou ser a privatização um processo muito saudável para a economia de um país, por passar para a iniciativa privada tarefas que o Estado não tem realizado bem. "Mas é precisa haver regras e critérios que assegurem a honestidade das transações", disse, lembrando a frase do ex-presidente João Figueiredo: " Sou favorável à privatização desde que não sirva para entregar patrimônio público a empresas privadas que tirarão proveito demais".
Para o senador, o governo paranaense loteou os 2.050 quilômetros entre as empreiteiras, sem discutir o tema com a sociedade ou com a Assembléia Legislativa do estado. "Em consequência, os paranaenses estão pagando o pedágio mais caro do Brasil, 280 reais por viagem para uma carreta entre 27 e 30 toneladas, partindo da região de Foz de Iguaçu até o porto de Paranaguá. Se a carreta fizer 10 viagens por mês, em três anos, o transportador terá pago de pedágio o equivalente ao preço da própria carreta--99 mil reais", disse.
E prosseguiu, abismado: " É claro que o transportador não arcará com esses custos, repassando-os tanto para os produtores agro-industriais quanto para os consumidores. No caso das exportações, a situação é mais perversa, porque esse pedágio se refletirá no custo-Brasil, tornando nossos produtos ainda menos competitivos nos mercados internacionais''.
Citando dados da Secretaria de Transportes do Estado, Osmar Dias afirmou que a arrecadação das empreiteiras será de 13 bilhões de reais nos 24 anos de concessão. " Somente 350 quilômetros do total são de rodovias duplicadas, ou seja, de quatro pistas. Se as concessionárias decidirem duplicar os 1.700 quilômetros de rodovias que faltam, o custo será de 1.5 bilhão. Adicionando um pequeno custo para acostamento, chegamos a conclusão de que as empresas terão um lucro líquido de 11 bilhões de reais", concluiu.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) afirmouser preocupante o custo do pedágio para transporte de carga. " Esse será mais um motivo para que comecemos a utilizar mais as ferrovias e hidrovias para o transporte pesado no Brasil, ao invés de privilegiar o uso das rodovias".02/06/1998
Agência Senado
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