Rosalba faz balanço do ano e diz que o trabalho valeu a pena
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) fez nesta segunda-feira (22) um balanço do seu trabalho parlamentar ao longo do ano de 2008. A senadora disse que retornará ao seu estado, no recesso parlamentar, de cabeça erguida e com o sentimento de que cumpriu a missão que lhe foi delegada pelo povo do Rio Grande do Norte.
- Além da luta no Senado, tivemos um ano de eleição nos nossos estados, mas demos passos importantes. Não podemos nos acomodar e nos omitir. Vamos continuar insistindo na busca de um Brasil mais forte e melhor. Vamos começar 2009 com uma crise econômica mundial, mas não podemos perder a esperança - disse a senadora.
Rosalba destacou, entre as medidas aprovadas este ano, a criação da Bolsa-Estágio, que já está valendo e beneficiando jovens estudantes, e da Zona de Processamento de Exportação ( ZPE ) do Sertão, no Rio Grande do Norte; a inclusão do estado no Plano Nacional de Viação, que receberá o trecho Macau-Mossoró-Souza da Ferrovia Transnordestina; a Política Nacional da Pesca, que graças a uma emenda de sua autoria, irá proteger a carcinocultura e a aqüicultura, além do pescador artesanal.
A senadora citou ainda, como "a notícia boa no final do ano", a aprovação do primeiro projeto da nova Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), financiado pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Rosalba assinalou que a fábrica de porcelana vai gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos, e dar início ao novo pólo de desenvolvimento porcelanato-cerâmico na cidade de Mossoró. Ela relatou que o prédio da fábrica já está construído e que os equipamentos estão chegando da Itália, devendo começar a funcionar em 2009.
Rosalba Ciarlini mencionou, ainda, a luta desenvolvida para dar andamento a propostas importantes, como a proposta de emenda à Constituição (PEC) que eleva para seis meses a licença-maternidade para todas as mulheres e deverá ser votada no próximo ano. A senadora aproveitou a oportunidade para pedir o apoio dos demais senadores à aprovação da PEC. Ela acrescentou que a luta pelos direitos dos aposentados não parou e que a lei do teatro, da qual é relatora, está para ser votada em decisão terminativa terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
A luta pela transposição do Rio São Francisco não foi esquecida pela senadora. Ela é a relatora da matéria na Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do Rio São Francisco. Rosalba lembrou que, no início, um dos dois trechos que beneficiavam o Rio Grande do Norte, o que atingia o semi-árido do estado, havia ficado para uma segunda etapa.
- Não me conformei, fomos ao ministro vária vezes e conseguimos incluir dentro do pacote de licitações da primeira etapa - concluiu.
22/12/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mônica Barros diz que sua luta valeu a pena
Jucá: privatização de estradas e rodovias "valeu a pena"
Pesquisa do DataSenado: brasileiros acham que valeu a pena construir Brasília
Rosalba Ciarlini apresenta balanço das atividades da CAS
Rosalba Ciarlini faz balanço da Marcha dos Prefeitos
Existência de trabalho escravo envergonha o Brasil, diz Rosalba Ciarlini