JUCÁ PROTESTA CONTRA USO DA MÁQUINA OFICIAL EM RORAIMA



Com base em matérias jornalísticas, o senador Romero Jucá (PFL-RR) protestou hoje (dia 08) contra o uso da máquina oficial pelo atual governador de Roraima, Neudo Campos, que é candidato à reeleição nas próximas eleições. Ele solicitou ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral que tomem as providências necessárias "para que tenhamos eleições democráticas", em 4 de outubro próximo.

Segundo Jucá, matérias publicadas em jornais, com circulação regional e também em Brasília, mostram o atual governador distribuindo dinheiro durante evento público, recentemente realizado em Roraima.

- E o pior - afirma o senador - é que Neudo Campos acena de cima do palanque para os eleitores com cédula de R$10,00 e, na hora da distribuição, entrega notas de R$1,00. Nem nisso ele consegue ser verdadeiro!

Apesar de ter consciência de que ao aprovar o dispositivo que permite, aos políticos ocupantes de cargos executivos, o direito à reeleição, criava-se a possibilidade do uso da máquina oficial, Jucá considera a experiência válida, "para o amadurecimento da democracia". Lamentou, porém, a ocorrência de desmandos como o promovido pelo governador do seu estado.

Para Romero Jucá, fatos como esse só servem para manter Neudo Campos "na lista dos governantes desastrados". Primeiro, lembrou o senador, foi o episódio da morte dos bebês na maternidade de Boa Vista; em seguida o grande incêndio que devastou boa parte da floresta em Roraima, por inoperância dos seus governantes, e agora o uso indevido da máquina estadual em favor de uma candidatura.

Porém, o mais grave para Jucá é que a essa altura já apareceram defensores do governador que querem convencer a opinião pública de que não ocorreu crime eleitoral, simplesmente porque o dinheiro distribuído por ele era pouco, "como se houvesse também tabela para a compra de votos". O senador solicitou a transcrição, nos anais da Casa, do Jornal de Brasília, O Estado de S. Paulo, Folha de Boa Vista, Diário de Roraima, contendo a denúncia da distribuição de dinheiro à população pelo governador de Roraima.



08/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ELEIÇÕES: JUCÁ DENUNCIA USO DA MÁQUINA PÚBLICA EM RORAIMA

JUCÁ PEDE AO TSE FISCALIZAÇÃO RÍGIDA CONTRA ABUSO DA MÁQUINA

Mozarildo protesta contra descaso das teles com população de Roraima

Mozarildo protesta contra matéria sobre incêndio em Roraima

Marluce protesta contra portaria da Funai que demarca terras em Roraima

Mozarildo protesta contra tratamento que Venezuela dá a turistas de Roraima e Amazonas