JUCÁ PEDE AO TSE FISCALIZAÇÃO RÍGIDA CONTRA ABUSO DA MÁQUINA
O senador Romero Jucá (PFL-RR) comunicou hoje (dia 19), ao plenário do Senado Federal, que enviou solicitaçãoao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para queoriente os tribunais regionais eleitorais(TREs)no sentido de que fiscalizem com mais rigidez e punam aqueles que descumprirem a legislação eleitoral quanto ao uso abusivo da máquina oficial durante o período de campanha, sobretudo quando se tratar de reeleição. Ele denunciou também ao TSE o excesso de gastos em publicidade pelo governo de Roraima.
Jucá esclareceu que foi um defensor do instituto da reeleição por entender que essa seria uma oportunidade para o eleitorado julgar o desempenho dos atuais prefeitos, governadores e do presidente da República. No entanto, a sucessão de denúncias feitas poroutros senadores contra o mau uso da máquina oficial e do abuso do poder econômico por parte de alguns governadores demonstram "que os TREsnão estão preparados para fiscalizar o próximo pleito".
Após referir-se aos "fatos estarrecedores" narrados na véspera pelo senador Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB) sobre a convenção do PMDB na Paraíba, Romero Jucá assegurou que o governador de Roraima, Neudo Campos, também tem desrespeitado sistematicamente a legislação, sem que a Justiça eleitoraltenha tomado as providências necessárias.
Para o senador, Roraima debate-se com graves dificuldades nas áreas de transportes, educação, saúde pública esegurança, "por falta de recursos e má administração". Baseando-se em denúncias publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, ele apresentou documentação autenticada em cartório comprovando que, "proporcionalmente, Roraima é o estado que mais investeem publicidade em todo país: R$ 22,00 por habitante, enquanto a Gessy Lever ou a Coca-Cola gastam 20 vezes menos".
Segundo Romero Jucá, de acordo com a própria Assessoria de Comunicação Social do governadorNeudo Campos, elepagou, com dinheiro público, mais de3.600 inserções publicitárias em menos de três meses, em apenas uma das estações de TV de Roraima. "Isto equivale a 10 dias de lavagem cerebral", afirmou.
19/06/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ PROTESTA CONTRA USO DA MÁQUINA OFICIAL EM RORAIMA
Sugestões da CPI dos Correios tornam mais rígida fiscalização do uso do dinheiro público
Jucá pede fiscalização sobre condições da BR-174
Lídice da Mata pede empenho contra abuso de crianças
PATROCÍNIO PEDE AÇÃO CONTRA ABUSO NO PREÇO DOS REMÉDIOS
Lúcia Vânia pede explicações sobre o fim do disque-denúncia contra abuso sexual de crianças