JUCÁ QUER DIMINUIR IDADE PARA PUNIÇÃO DE JOVENS



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) aplaudiu a realização do debate, na última quinta-feira (dia 18), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), sobre duas propostas de emenda à Constituição (PEC) que pretendem diminuir a idade penal no Brasil, tornando possível a punição de jovens a partir dos 16 anos.
- Não propus rebaixar para 16 anos a imputabilidade dos menores para todos os crimes, mas apenas quando se tratar de crime contra a vida ou contra o patrimônio cometido com violência ou grave ameaça à pessoa - explicou Jucá, autor de uma das PECs.
A outra proposta foi apresentada pelo senador José Roberto Arruda (PSDB-DF). As duas PECs tramitam em conjunto na CCJ, com o mesmo relator, o senador Amir Lando (PMDB-RO).Para Jucá, as crianças brasileiras são vítimas do crime organizado, que utiliza menores para trabalhos como tráfico de drogas e até chacinas.
- Por não poderem ser punidos com mais rigor, em decorrência de sua idade, os jovens são aliciados e corrompidos pelas quadrilhas - explicou.
Romero Jucá afirmou que debates como o que teve lugar na CCJ são profícuos porque dão a setores da sociedade a possibilidade de opinar sobre a legislação, antes que ela seja aprovada no Congresso.
- O ministro do Superior Tribunal de Justiça Francisco de Assis Toledo, a jornalista Valéria Velasco e o professor Licínio Leal Barbosa, da Universidade de Goiás, tiveram a oportunidade de manifestar opiniões favoráveis à idéia, desde que se possa garantir um tratamento diferente das atuais FEBEMs para os infratores.
Segundo Jucá, a imputabilidade começa cedo na França (aos 13 anos), na Itália (aos 14 anos) e na Grã-Bretanha (aos 10 anos).
- É claro que o sistema e a sociedade brasileiras são diferentes, mas não podemos fugir da necessidade de aprovar uma legislação contemporânea - disse.
PROTESTOO senador por Roraima pediu a transcrição, nos anais do Senado, da carta da Associação das Micro e Pequenas Empresas do estado dirigida ao governador Neudo Campos, protestando contra a violência, o arrocho fiscal e os "péssimos" serviços públicos.
- Eles querem uma sociedade para todos, não apenas alguns privilegiados. Aqui, desse plenário, quero hipotecar meu apoio e solidariedade à Associação - concluiu Romero Jucá.

19/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris Rezende: reduzir idade penal ajudará a diminuir criminalidade

JUCÁ APRESENTA PROJETOS PARA DIMINUIR VIOLÊNCIA

JUCÁ COBRA PUNIÇÃO PARA SAQUEADORES VIRTUAIS

Plano visa diminuir violência contra jovens negros no País

Lançado em Alagoas plano que visa diminuir homicídios contra jovens negros

Inácio Arruda quer diminuir superávit primário para 0,5% do PIB