Jucá quer mais diplomatas especializados em comércio exterior



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) advertiu que há poucos diplomatas brasileiros especializados em comércio exterior e que contenciosos comerciais, como o recente embargo da China à soja brasileira, devem se tornar cada vez mais freqüentes, devido à crescente produtividade e excelência brasileira em áreas da economia como a agricultura.
- Para a defesa de nossos interesses perante outros países e nos foros internacionais, é essencial que ampliemos nosso quadro de funcionários especializados em comércio exterior, pois, a despeito de sua competência e dedicação, os diplomatas dedicados a esse tema ainda são poucos e não dispõem de uma infra-estrutura adequada para a importantíssima missão que desempenham - afirmou o parlamentar em discurso. O embargo da China, posteriormente suspenso, foi causado por terem sido encontrados 21 grãos de soja contaminados por fungicida em uma carga de 60 mil toneladas, informou o senador. Jucá perguntou se não teria sido coincidência que o embargo tenha sido decretado em um momento em que os preços da soja estavam em seu pico histórico, mas em vias de baixar, devido à iminência da safra nos Estados Unidos. Também indagou se foi por acaso que o embargo tenha ocorrido no momento exato em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em viagem oficial à China, evitando assim uma resposta mais dura do Brasil, o que poderia gerar um incidente diplomático ainda mais sério.

Jucá ressaltou não estar defendendo a adoção de práticas desleais ou o início de guerras comerciais e afirmou estar apenas alertando para a necessidade de o Brasil estar pronto para também defender seus interesses perante outros países.



17/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


JEFFERSON QUER BRASIL MAIS AGRESSIVO NO COMÉRCIO EXTERIOR

JEFFERSON QUER BRASIL MAIS AGRESSIVO NO COMÉRCIO EXTERIOR

PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior

Jucá elogia atuação de Sérgio Amaral no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Requião quer Congresso atuando na política de comércio exterior brasileira

Governo quer aprovar lei única para regular comércio exterior e facilitar a exportação