Relatório de Jucá para regulamentar emenda das domésticas deve ser votado no dia 6



VEJA MAIS

O relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) para regulamentar a Emenda Constitucional dos empregados domésticos (EC 72) deve ser votado no dia 6 de junho. Durante reunião na comissão mista encarregada de consolidar as leis federais e dispositivos da Constituição, nesta quarta-feira (29), Jucá apresentou seu texto e recebeu sugestões dos demais parlamentares.

Uma das alterações propostas por Jucá se refere à recontratação do empregado doméstico pelo mesmo empregador. O senador havia colocado no texto um prazo de dois anos para essa recontratação, a fim de impedir a burla para conseguir o benefício do seguro-desemprego. No entanto, alertado pelo Ministério do Trabalho de que fixar prazo seria inconstitucional, o senador resolveu retirar o prazo, incluindo porém o cancelamento do seguro-desemprego em caso de falsidade comprovada.

Jucá também confirmou a proposta de criar um fundo, para o caso de demissão sem justa causa, de 3,2% sobre o salário do empregado, além dos 8% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ambos seriam pagos pelos empregadores mensalmente, mas, no caso de demissão com justa causa ou a pedido do empregado, o dinheiro do fundo seria devolvido ao patrão. Em caso de demissão por justa causa, esse fundo seria destinado a pagar os 40% de multa sobre a quantia depositada no FGTS.

Para não onerar demais o empregador, a alíquota de 12% paga ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será reduzida para 8%, disse Jucá, admitindo que a alteração está incomodando o governo. O senador explicou, no entanto, que o aumento na formalização dos empregados domésticos e a retirada da dedução no Imposto de Renda no sistema completo compensará a perda de arrecadação na Previdência.



29/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão discute texto de Jucá para regulamentar direitos das domésticas

Jucá quer votar regulamentação da emenda das domésticas até 1º de maio

Direitos das domésticas: relatório de Jucá teve votos contrários de senadores do PT

Comissão volta a discutir na quarta relatório de Jucá sobre direitos das domésticas

Jucá apresenta relatório sobre regulamentação dos direitos das domésticas nesta quinta

Relatório de Jucá poderá ser votado no início de novembro