Jucá: subsídios agrícolas devem estar no centro das discussões da OMC



A reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), que começa na quarta-feira (10), em Cancún, no México, deve ter como tema central a redução dos subsídios aos produtos agrícolas nos países desenvolvidos, defendeu o senador Romero Jucá (PMDB-RR) em pronunciamento nesta segunda-feira (8). Ele elogiou o esforço conjunto dos países do G-20 (grupo de 20 nações em desenvolvimento produtoras de alimentos) para que a abertura de mercados seja o foco do encontro.

- Pela primeira vez a OMC vai discutir uma questão que tem relação com o desenvolvimento de todo mundo. Os países ricos têm procurado criar empecilhos ao desenvolvimento agrícola. Faço votos para que os ministros Luiz Fernando Furlan [do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] e Celso Amorim [das Relações Exteriores] possam ter um debate consistente para conseguir a diminuição dos subsídios - disse Jucá.

O senador salientou as notícias de que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos chegou à conclusão de que a produção de soja brasileira não é incentivada por subsídios.

- A única razão para o expressivo crescimento da produção brasileira é a melhoria genética e os mecanismos de evolução da produção.

No mesmo pronunciamento, Romero Jucá fez uma homenagem aos 59 anos da Associação Comercial e Industrial de Roraima.



08/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório da subcomissão dos marcos regulatórios dá subsídios para discussões sobre infraestrutura, diz Delcídio Amaral

Paim defende fim dos subsídios agrícolas para combater a fome

Sarney elogia atuação do Brasil na luta contra subsídios agrícolas dos países desenvolvidos

A vida humana deve estar acima de tudo nas discussões sobre meio ambiente, defende Arthur Virgílio

Discussões sobre pré-sal devem priorizar o que é melhor para o país, defende Delcídio

Aprovado requerimento de Jucá para encerrar discussões sobre PLV 01/08