JUCÁ VAI APRESENTAR PROJETO QUE TRANSFORMA FUNAI EM AGÊNCIA



A intenção de transformar a Fundação Nacional do Índio (Funai) em Agência de Proteção e Desenvolvimento Indígena (Apodi) foi anunciada nesta segunda-feira (dia 25) pelo senador Romero Jucá (PSDB-RR), que vê na iniciativa a oportunidade para que o órgão articule a atuação dos diversos setores do governo e das organizações não-governamentais ligadas à questão. O senador prometeu apresentar projeto nesse sentido ainda no decorrer desta semana. .
Lembrando que foi presidente da Funai por três anos e sob o comando de três ministros distintos, durante o governo de José Sarney, Jucá entende que a realidade indígena mudou. Se no passado era importante a Funai fazer intervenções diretas, já que atuava isolada e sozinha em 8 % do terrritório nacional, chegou a hora de induzir e buscar a participação da sociedade. .
- Temos visto várias ONGs e segmentos religiosos atuando na questão indígena. Aprovamos no Senado lei que vai abrir a mineração em terra indígena de forma controlada e esse projeto está tramitando celeremente na Câmara dos Deputados. Vimos o controle da saúde indígena passar da Funai para a Fundação Nacional de Saúde. Estamos discutindo o fortalecimento da atuação do Ministério da Educação e formas de apoiar a produção agrícola. Chegou a hora, então, de a Funai articular a atuação desses diversos segmentos - disse Jucá. .
Em aparte, o senador Agnelo Alves (PMDB-RN) apoiou a proposta de Jucá e informou que vai apresentar projeto transformando a Fundação Nacional de Saúde - "hoje um mero cabide de emprego e de protecionismo político e de corrupção" - em Agência Nacional de Saúde.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ QUER TRANSFORMAR FUNAI EM AGÊNCIA

Jucá deve apresentar projeto para solucionar impasse em torno da MP das Filantrópicas

Mozarildo destaca ingerência da agência alemã GTZ na Funai

Jucá destaca atuação da Funai

Romero Jucá nega participação na demissão do presidente da Funai

ROMERO JUCÁ APELA A JOBIM CONTRA PRESIDENTE DA FUNAI