JÚLIO CAMPOS PEDE IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICA AGRÍCOLA "SÉRIA"
A implantação de uma séria política agrícola foi defendida hoje (dia 12) pelo senador Júlio Campos (PFL-MT) como meio para evitar o crescimento do desemprego no país. Para o senador, a agricultura é aúnica área com condições de gerar, na atual realidade econômica, novos postos de trabalho diretos e permanentes,ao contrário da indústria e do setor de serviços,áreasque classificou como altamente destruidoras de emprego.
- Minha luta é pela implantação imediata de uma política agrícola séria e arrojada, capaz de criar novos postos de trabalho no campo e garantir as condições de trabalho para nossos agricultores, em benefício de nossa economia e do povo brasileiro.
O senador fez uma avaliação sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor agrícola, alertando para a falta de incentivos oferecidos, especialmente, aos pequenos e médios agricultores. Como exemplo, Júlio Campos citou a situação do produtor agropecuário no Mato Grosso, que recebe apenas R$0,10 por litro de leite produzido.
A importação de alimentos também foi criticada pelo senador, que se disse inconformado "com a situação de um país como o Brasil, tendo que importar 10 milhões de toneladas de alimentos. O país não teria necessidade de importar produtos agrícolas se houvesse um verdadeiro apoio aos nossos agricultores".
Júlio Campos lembrou que o presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista concedida à revista Agroanalysis, em 1997,confirmou a capacidade de criação de empregos, geração e distribuição de renda do setor agrícola e prometeu "continuar a promover o desenvolvimento da agricultura nacional".
O senador acredita queinvestimentos na agricultura podem representar alívio no setor público e evitar a marginalização.
- Ao oferecermos condições de sobrevivência para o homem no campo, não apenas estamos oferecendo emprego no setor rural, mas estamos diminuindo a enorme pressão hoje existente sobre a oferta de serviços públicos nas grandes cidades, estamos diminuindo a marginalização das populações rurais - afirmou.
12/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO CAMPOS HOMENAGEIA AGRÍCOLA PAES DE BARROS
JÚLIO CAMPOS DEFENDE PRÁTICA AGRÍCOLA MODERNA E ECOLÓGICA
JÚLIO CAMPOS DEFENDE POLÍTICA PARA O ENSINO SUPERIOR
JÚLIO CAMPOS QUER QUE O PAÍS DEFINA UMA POLÍTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
JÚLIO CAMPOS PEDE RÁPIDA APROVAÇÃO DE PROTEÇÃO A TESTEMUNHAS
JÚLIO CAMPOS PEDE UNIÃO DE GOVERNANTES NA LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE