JÚLIO DEFENDE ISENÇÃO DE ICMS NA COMPRA DE TRATORES AGRÍCOLAS



A isenção de ICMS para a aquisição de tratores agrícolas foi sugerida pelo senador Júlio Campos (PFL-MT) ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), como parte de uma política de modernização da agricultura brasileira.

O senador argumentou que essa providência, ao proporcionar a renovação e ampliação da frota nacional de tratores, levará à expansão da produção agrícola, dinamizando a economia dos estados. O resultado se reverterá em vantagem fiscal para os tesouros estaduais. "É uma isenção que se pagará em dobro, em prazos breves", garantiu.

Na opinião de Júlio Campos, o consumo mundial de produtos agrícolas dá sinais de que vai aumentar. A seu ver, o Brasil, com políticas adequadas e criativas, pode tornar-se competitivo internacionalmente. A isenção do ICMS na compra de tratores "será medida que posicionará o Brasil favoravelmente nos mercados internacionais, que contribuirá, afinal, para o equilíbrio de nossas contas externas e para a solidez da nossa economia como um todo", afirmou.

Júlio Campos disse que o agricultor brasileiro, pressionado por vários anos de preços agrícolas desfavoráveis, tem comprado poucas máquinas. "A frota está envelhecendo e perdendo a eficiência", advertiu. Conforme explicou, há 15 anos o país não aumenta o número de tratores agrícolas. "O trator é necessário, é o pau para toda obra do produtor rural. Com ele, se faz a aragem, o nivelamento, o plantio, o cultivo, o transporte de insumos na propriedade", defendeu.



18/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mantida a isenção do ICMS para a compra de táxi

Tratores e máquinas agrícolas podem ser desobrigados do licenciamento anual

CAE examina isenção de IPI para pequenos tratores e ambulâncias do SUS

Vanessa Grazziotin defende isenção de IPI na compra de veículos por autoescolas

PATROCÍNIO DEFENDE ISENÇÃO DE IMPOSTO NA COMPRA DE CARRO POR DEFICIENTES

Mercadante sugere que FAO promova compra de estoques de produtos agrícolas