JÚLIO DEFENDE "MUDANÇAS MODERNIZANTES" NO BRASIL
Alfândegas, portos e aeroportos modernos, conjugados para o transporte intermodal, são condição indispensável para o desenvolvimento brasileiro, afirmou o senador Júlio Campos (PFL-MT), ao defender a realização de "mudanças modernizadoras urgentes", para o Brasil, sob pena da globalização resultar "em intolerável ônus social".
Para o senador, "vias fluviais, modernas ferrovias e reconstrução de rodovias são imprescindíveis à dinâmica do comércio atual, pois, sem a rapidez, segurança e barateamento assegurados pelo transporte intermodal, jamais nosso comércio alcançará o necessário fomento".
O senador considera a modernização das alfândegas "uma das condições imprescindíveis" para a competitividade brasileira no comércio internacional. Citando Sumário Econômico, publicação da Confederação Nacional do Comércio, Júlio Campos lastimou a "perda de tempo" do governo em não ter-se candidatado ao Programa de Reforma, Modernização e Automação das Alfândegas (Asycuda) - já implantado em 74 nações, consta de linha de crédito especial da Unctad para os países em desenvolvimento.
Júlio Campos destacou que, diante do sucesso do Ayscuda, aqueleorganismo das Nações Unidas já formulou um segundo programa, o Advance Cargo Information System (Acis), destinado ao combate à corrupção e ao contrabando, por meio do acompanhamento informatizado da carga, da origem ao destino.
O senador mencionou, em seu pronunciamento, artigos do embaixador Rubens Ricupero - ex-ministro da Fazenda e atual secretário-geral da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) - em que este destaca os diversos obstáculos à integração brasileira na globalização da economia, entre eles a ausência de uma política de comércio exterior.
04/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO DEFENDE MUDANÇAS NA POLÍTICA AMBIENTAL
Em Lins, Alckmin defende mudanças no programa Voz do Brasil
Hartung defende mudanças no relacionamento do Brasil com a economia mundial
Alvaro Dias defende mudanças no acordo do Brasil com o Fundo Monetário Internacional
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REVITALIZAÇÃO DO PROÁLCOOL
JÚLIO CAMPOS DEFENDE ENSINO PÚBLICO