JÚLIO PEDE MEDIDAS PARA EVITAR O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA



O senador Júlio Campos (PFL-MT) pediu apoio aos parlamentares na luta pela diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. Ele argumentou que o aquecimento da atmosfera, provocado por esses gases, pode acarretar efeitos catastróficos nas próximas décadas, tais como o aumento no nível dos mares, a extinção de espécies, as secas e inundações.

Júlio Campos destacou o Alerta Parlamentar feito pela Rede Mundial de Ação para o Meio Ambiente, a Paz e a Justiça Social (EarthAction) que aponta como insuficientes os compromissos assumidos até agora entre os países, para diminuir o problema.

Durante a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, lembrou o senador, os países industrializados comprometeram-se a limitar suas emissões de gases poluentes a níveis similares aos de 1990 até o ano 2000. Os países em desenvolvimento, por sua vez, concordaram em buscar formas de minimizar essa contaminação à medida que suas economias se desenvolvessem.

Contudo, ressaltou Júlio Campos, as emissões de gases continuam aumentando e as diversas empresas e governos de países produtores de petróleo resistem a qualquer medida destinada a reduzir a queima de petróleo e de carvão. Ele afirmou ainda que países poluidores como os Estados Unidos têm até agora barrado todas as tentativas de redução de CO2 expelidos por suas indústrias.

De acordo com a EarthAction, destacou Júlio Campos, a ação dos integrantes do Poder Legislativo nos países é crucial para convencer os governantes da urgência de serem tomadas medidas para estabilizar o clima da Terra.



27/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Metrô ajuda a evitar emissão de poluentes na atmosfera

ALCÂNTARA PEDE MEDIDAS PARA EVITAR ÓBITOS MATERNOS

ALCÂNTARA PEDE MEDIDAS PARA EVITAR ÓBITOS MATERNOS

Países do grupo Basic discutem, no RJ, medidas para conter aquecimento global

JÚLIO PROPÕE MEDIDAS PARA MELHORAR TURISMO NO BRASIL

JÚLIO CAMPOS PROPÕE MEDIDAS DE INTEGRAÇÃO PARA DESENVOLVER PAÍS