JÚLIO CAMPOS PROPÕE MEDIDAS DE INTEGRAÇÃO PARA DESENVOLVER PAÍS



O governo federal deve adotar urgentemente medidas de integração para o desenvolvimento regional - esta é a sugestão que osenador Júlio Campos (PFL-MT) faz para vencer os desequilíbrios econômicos e sociais do Brasil. Segundo ele, se o país conseguir sucesso nessa direção e vencer o atraso político, o clientelismo e a corrupção, certamente passará a ser o "novo Estado construído pela real expressão político-jurídica da sociedade civil".

Entre as medidas propostas pelo senador, estão a recuperação das áreas degradadas; a definição de uma política eficiente na utilização das águas, na qual a irrigação seja priorizada; a implementação de uma estrutura de acumulação da água desde as áreas rurais até as zonas urbanas; investimentos em pesquisa agropecuária; e a fixação de umareforma agrária eficiente com a utilização racional das áreas e solos.

Júlio Campos quer ainda o estabelecimento de um programa de defesa do pequeno produtor agrícola, por meio de assistência técnico-financeira de baixo custo, com a organização de pequenas cooperativas. Na área de educação e saúde, apontou a necessidade do combate ao analfabetismo para vencer a ignorância "e as endemias que vitimam principalmente milhares de crianças e adultos jovens a cada ano".

O senador sugeriu ainda o fortalecimento da indústria do turismo, visando aumentar a oferta de empregos, e o fortalecimento das agências de desenvolvimento regionais no "sentido de recuperação do seu prestígio e de sua tradição como órgãos gestores das políticas econômicas modernizadoras".



02/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO CAMPOS PEDE AÇÕES PRÁTICAS PARA INTEGRAÇÃO DE DEFICIENTES

JÚLIO PROPÕE MEDIDAS PARA MELHORAR TURISMO NO BRASIL

JÚLIO CAMPOS PROPÕE SOLUÇÃO PARA LIXO NÃO BIODEGRADÁVEL

JÚLIO QUER MAIOR INTEGRAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

JÚLIO CAMPOS PROPÕE LIMITES À PRESTAÇÃO DE TRABALHO COOPERADO

JÚLIO CAMPOS PROPÕE ESTABILIDADE NO EMPREGO A PORTADORES DO VÍRUS DA AIDS