JÚLIO QUER CÂMERA DE VÍDEO EM CAIXAS ELETRÔNICAS
O senador Júlio Campos (PFL-MT) apresentou projeto que torna obrigatória a utilização de câmara interna para registro em vídeo do movimento nas caixas eletrônicas que funcionam fora do horário de expediente bancário. O senador espera que o dispositivo reverta o atual quadro, que é de expansão dos assaltos a clientes que usam esse sistema para saques.
A obrigatoriedade, na hipótese de aprovação do projeto, vai se aplicar, tanto às máquinas instaladas nas próprias agencias bancárias como às localizadas fora delas. Caberáao Banco Central acompanhar o cumprimento da exigência e será de R$1.000.00 por dia a multa paracadamáquinainstalada em situação irregular (sem a câmara de vídeo).
Júlio Campos lamenta que algumas instituições bancárias não estão realmente preocupadas em garantir maior segurança aos seus clientes usuários dascaixas eletrônicas. Ele acredita que a negligência desses bancos se deve ao fato de que o prejuízo, quando ocorre o roubo, recai sobre o cliente e não sobre a instituição financeira.
Além da multa, o não-atendimento da exigência sujeitará os responsáveis às sanções cíveis e administrativas cabíveis, bem como ao ressarcimento do valor, em dinheiro, do prejuízo que o cliente da instituiçãofinanceiravenha a ter como resultado da ação criminosa.
De acordo com o senador, a sociedade tem acompanhado o aumento significativo de registros policiaisreferentes a assaltos a mão armada às pessoas que acabam de sacar dinheiro nesses caixas. Júlio Campos considera que esses atos se constituem em "verdadeiros seqüestros de resgate imediato" e que a aprovação do seu projeto poderá reduzir o sucesso dessa modalidade de crime.
13/02/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
IPT testa caixas de papelão ondulado que guardam urnas eletrônicas
Vídeo | Cássio Cunha Lima quer normas seguras para validar assinaturas eletrônicas em projetos de iniciativa popular
CAIXAS 24 HORAS PODERÃO TER CÂMERAS DE VÍDEO
SERRA QUER LIMITE PARA USO DE CAIXAS ELETRÔNICOS
Geraldo Cândido quer mais fiscalização nas urnas eletrônicas
Carlos Bezerra quer que bancos se responsabilizem por notas falsas em caixas eletrônicos