JÚNIA APELA A FHC PARA SOCORRER MINAS



Tendo em vista a seca que castiga 101 municípios mineiros, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) fez, hoje (25), um apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso para que socorra as vítimas. "Está faltando comida na mesa, as pessoas estão morrendo de epidemias, inclusive de dengue, de desnutrição e até de sede. Não podemos deixar que isto aconteça", enfatizou.

Para Júnia, essa situação mostra a omissão das autoridades e o Vale do Jequitinhonha já está sendo conhecido como "Vale da Pobreza", assim como parte do norte de Minas. "Cerca de um milhão de pessoas estão em estado de calamidade, porque a produção agrícola está devastada em 60, 70 por cento e a pecuária quase totalmente comprometida. Os proprietários estão vendendo o gado por qualquer preço, antes que as cabeças morram de fome e sede".

Em aparte, o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) lembrou já ter apelado, pessoalmente, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que prometeu liberar recursos orçamentários emergenciais para a seca na Paraíba. "Até acredito que tenha determinado a providência, mas a burocracia lerda e paquidérmica está impedindo qualquer medida efetiva de socorro. Quando chegarem os recursos, a população já morreu", lamentou.

Como princípio de uma solução para socorrer o Vale do Jequitinhonha, Júnia Marise pediu a imediata aprovação de seu projeto que inclui os municípios da região na área de influência da Sudene, para que possa receber auxílio para a seca. "O projeto já foi aprovado no Senado e na Câmara e depende apenas da apreciação pelo Senado de uma emenda que recebeu na Câmara, incluindo alguns municípios do estado do Espírito Santo", relatou.

Segundo a senadora mineira, há no Brasil uma situação de apartheid social, onde as populações carentes não têm voz. "Cabe a nós, senadores, que dispomos dessa tribuna, fazer com que esse povo seja ouvido. As previsões de chuva no Vale são para novembro e, até lá, as pessoas precisam de auxílio emergencial, na forma de cestas básicas, caminhões-pipas, atendimento médico para combater epidemias", afirmou, manifestando a certeza de que o presidente Fernando Henrique atenderá ao seu apelo.



25/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata apela ao governo por auxílio para socorrer vítimas da estiagem no Nordeste

JÚNIA PEDE ATENÇÃO DO GOVERNO PARA FLAGELADOS DA SECA EM MINAS GERAIS

JÚNIA VOLTA A COBRAR ATENÇÃO DO GOVERNO PARA FLAGELADOS DA SECA EM MINAS GERAIS

JÚNIA DENUNCIA RECESSÃO E APELA AO GOVERNO PELOS IDOSOS

JÚNIA: NORTE DE MINAS, SEM CHUVAS, PEDE SOCORRO

JÚNIA DENUNCIA ABANDONO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO EM MINAS