Alô Senado contribuiu com juristas na reforma do Código Penal, diz desembargador



O desembargador José Muiños Piñeiro, membro da Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto da reforma do Código Penal, destacou que o Alô Senado foi fundamental para receber sugestões dos cidadãos durante os trabalhos do colegiado. Como exemplo de propostas sugeridas pela população, ele citou a redução da maioridade penal para menores de 18 anos – que se mostrou um “clamor da sociedade”, segundo ressaltou - bem como a castração química para crimes violentos, como o estupro.

Segundo o desembargador, esses temas não foram incluídos pelos juristas no anteprojeto da reforma do Código Penal por envolverem questões constitucionais. E caberia agora aos senadores, em sua opinião, darem encaminhamento a essas sugestões.

O desembargador Piñeiro explicou que o projeto de reforma do Código Penal (PLS 236/2012) revoga 110 leis, o que possibilitará a redução de 1.700 comportamentos, classificados como crimes, para cerca de 800. Ele observou que a medida reorganiza a estrutura penal e, assim, coloca o Código Penal como centro do ordenamento jurídico.

Mais informações a seguir



14/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de reforma do Código Penal debate Lei de Execução Penal com juristas

Juristas debatem em São Paulo reforma do Código Penal

Comissão debate reforma do Código Penal com juristas

Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal

Comissão que proporá reforma do Código Penal terá 15 juristas

Juristas ouvem sugestões da população para reforma no Código Penal