JUSTIÇA AGRÁRIA REDUZIRÁ CONFLITOS, DIZ JUCÁ



O senador Romero Jucá (PFL-RR) defendeu hoje(dia 11) a proposta de emenda constitucional de sua autoria, apresentada ontem (dia 10), que prevê a criação da Justiça Agrária no Brasil, para ele, meio capaz de reduzir os conflitos fundiários. O parlamentarafirmouque a medida é indispensável para a restauração, entre as populações rurais, "da esperança de um futuro em que a sua cidadania seja realmente respeitada".

Jucá pediu a superação de um estado de quase imobilidade contemplativa no país, em que prevalece a timidez na adoção de medidas legislativas mais profundas. "Os anos passam, os problemas se agravam, as discussões perduram, o país se atrasa, a sociedade reclama, o governo não se empenha e o Congresso deixa de agir como deveria", queixou-se o representante roraimense.

Na sustenção de sua proposta, Romero Jucá lembrou o conflito armado entre posseiros e policiais militares em Rondônia, ocorrido nesta semana, e que se constitui em fato recorrente no meio rural brasileiro.

Romero Jucá recebeu apartes dos senadores Bernardo Cabral (PP-AM) e Jefferson Peres (PSDB-AM). Cabral assinalou que o conflito fundiário no país decorre da profunda injustiça social no meio rural, enquanto Peres disseque o Brasil precisa deixar de ladoas tentativas caricatas de reforma agrária, para operarmudanças que impulsionem o seu desenvolvimento.



11/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


ROMERO JUCÁ PROPÕE A CRIAÇÃO DE JUSTIÇA AGRÁRIA

Tião Viana diz que consolidação de leis reduzirá conflitos

Justiça: Secretaria da Justiça inicia segunda fase do Plano de Reforma Agrária no Pontal

JUCÁ ALERTA PARA CONFLITOS ENTRE OS ÍNDIOS DE RORAIMA

Ministro da Justiça irá à BA e AL mediar conflitos indígenas

Justiça divulga pesquisas sobre conflitos fundiários