Justiça amplia grupo de estudos de acidentes de consumo
A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (21), nova resolução para o Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Gepac). O texto altera a portaria anterior, publicada em 2008, responsável pela criação do Gepac.
A nova portaria redefine a composição do grupo e estabelece formalmente a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que já vinham realizando trabalhos em conjunto com o Gepac. A nova medida inclui também o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Inicialmente, o Gepac foi inspirado na Comissão de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo (Cepac), criada pela Fundação Procon/SP há 12 anos e coordenada pela Diretoria de Programas Especiais. A partir de problemas pontuais, a Cepac discute providências que serão tomadas no âmbito coletivo, tanto no que diz respeito à prevenção quanto à correção.
“O Gepac consiste em um trabalho articulado do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) junto com os órgãos técnicos. A cooperação permite discutirmos meios de reduzir acidentes de consumo e, sobretudo, criarmos um panorama das medidas que deverão ser implementadas para proteger e preservar a saúde e a segurança do consumidor”, diz o coordenador-geral de Assuntos Jurídicos do DPDC e membro do grupo, Amaury Oliva.
Coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), o Gepac tem representantes do Ministério Público Federal de São Paulo, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Ministério Público Estadual de São Paulo, Fundação Procon/SP, Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor (Mpcon), Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) e Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
Fonte:
Ministério da Justiça
21/09/2010 19:09
Artigos Relacionados
Sistema de Acidentes de Consumo (Siac) entra em funcionamento
Sistema nacional fará registro de acidentes de consumo
Secretaria Estadual dos Transportes implanta nova Subcomissão de Estudos e Prevenção de Acidentes
Projeto que cria sistema de controle de acidentes de consumo passa na CAS
Unesp cria grupo de estudos de empreendedorismo
Grupo de estudos disponibiliza Mapa das Ações Afirmativas