Projeto que cria sistema de controle de acidentes de consumo passa na CAS



Projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Controle de Acidentes de Consumo (Sinac) foi aprovado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O objetivo é armazenar levantamentos, registros e análises de informações sobre acidentes de consumo.

O projeto (PLS 311/11), de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) foi aprovado por meio de substitutivo do senador Vicentinho Alves (PR-TO) e agora será encaminhado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde receberá decisão terminativa.

A proposta altera o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) para prever a manutenção do Sinac pelos órgãos públicos de defesa do consumidor. As informações para alimentar o sistema serão provenientes de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal responsáveis pela fiscalização e controle do mercado de consumo.

O projeto ainda determina que os órgãos públicos de defesa do consumidor poderão notificar fornecedores para prestarem informações sobre questões relativas aos produtos ou serviços oferecidos, no que diz respeito a sua periculosidade e nocividade.

Na avaliação do senador Vicentinho Alves, o projeto é meritório uma vez que acidentes de consumo resultam em problemas relativos à segurança, saúde e vida dos consumidores. O relator também ressaltou que inexistem instrumentos para tratar acidentes de consumo, o que o projeto visa oferecer.



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sistema de Acidentes de Consumo (Siac) entra em funcionamento

Sistema nacional fará registro de acidentes de consumo

Anvisa cria comitê de gestão para sistema de controle de medicamentos

Crivella manifesta preocupação com aumento dos acidentes nas estradas e defende projeto que pode reduzir o consumo de álcool

PROJETO QUE CRIA NOVAS PENAS ALTERNATIVAS PASSA NA CCJ

Passa na CAS projeto que cria fundo para o ensino profissionalizante