Justiça ficará melhor com reforma, afirma Fátima Cleide
Para Fátima Cleide, a aprovação da Reforma do Judiciário fará muito mais do que amainar a crônica lentidão da Justiça. Vai permitir que a instituição mude sua estrutura e seus paradigmas, valorize menos o tecnicismo e considere em decisões o clamor da realidade.
A senadora destacou como exemplo do que considera ser o ideal da Justiça a decisão de juiz que concedeu pensão da Previdência Social a um homem de 60 anos que não tinha direito ao benefício de acordo com a letra fria da lei, mas que trabalhava desde os 5 anos e tinha aparência de 80 anos de idade, de tão desgastado pelo trabalho.
- Esse juiz está sintonizado com seu tempo. Honra a Justiça – disse Fátima Cleide
A senadora considera que há consenso na sociedade de que o Poder Judiciário não pode ficar como está, uma vez que a morosidade das decisões acaba gerando injustiça e resulta na impossibilidade de reparação de direitos violados. A senadora lamentou, no entanto, que a possibilidade de o Conselho Nacional de Justiça retirar juízes do cargo, presente no texto oriundo da Câmara dos Deputados, tenha sido excluída da legislação aprovada no Senado.
09/07/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide pede melhor tratamento a presidiárias
Fátima Cleide quer justiça contra assassinato de prefeita
Fátima Cleide encaminha denúncias a ministros da Justiça e da Casa Civil
Novo Plano Nacional de Educação terá construção coletiva, afirma Fátima Cleide
Fátima Cleide: reforma tributária tem que respeitar meio ambiente
Fátima Cleide defende emendas ambientalistas na reforma tributária