Justiça prorroga prazo para prestação de contas de entidades sociais



O Ministério da Justiça prorrogou o prazo para prestação anual de contas das entidades de Utilidade Pública Federal (UPF), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e Organizações Estrangeiras (OEs). É por meio da prestação que essas organizações vão obter a certidão de regularidade, documento que comprova o atendimento dos requisitos legais e regulamentares pelas entidades.

O período para prestação de contas ao Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça (Dejus/SNJ) foi alterado pela Portaria nº 6, de 1º de fevereiro de 2012. A partir de agora, o envio da documentação das entidades deverá atender as seguintes datas: até 30 de abril para as entidades tituladas como UPF; até 31 de maio para as entidades qualificadas como Oscips; e de 1º abril a 30 de junho para as OEs autorizadas a funcionar no País.

Órgãos do governo federal não podem celebrar convênios e contratos de repasse com entidades que não tenham prestado contas, conforme estabelece o Decreto nº 7.568, de 16 de setembro de 2011. Assim, a prestação de contas e a consequente liberação da certidão de regularidade são etapas necessárias para uma entidade firmar parcerias com o Estado.

Na prestação de contas, são apresentados o relatório das atividades, a movimentação contábil do exercício anterior, o detalhamento das relações da organização com a esfera privada e pública e quais serão seus objetivos. Já a prestação de contas referente aos recursos recebidos por meio de convênios e termos de parceria deve ser feita diretamente ao órgão que realizou o repasse.

O certificado de regularidade tem validade até 30 de setembro do ano seguinte ao de sua liberação. Somente será concedida a certidão à entidade que estiver com as prestações de contas em dia de todos os anos-base desde a sua titulação. As prestações de contas encaminhadas fora do prazo não terão garantidas sua análise e a consequente liberação da nova certidão antes do fim da validade da anterior.

A transmissão da prestação de contas é feita via programa específico disponível no site do Cadastro Nacional de Entidades Sociais (CNEs), e também por meio físico, pelo formulário de prestação de contas gerado após o envio eletrônico.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



09/02/2012 18:48


Artigos Relacionados


Previdência Complementar prorroga prazo para envio de prestação de contas de fundos de pensão

Ministério prorroga data para prestação de contas

Prazo para prestação de contas da educação básica é prorrogado até dia 30 de abril

Prazo para prestação de contas de educação dos estados termina nesta terça

Adiado prazo para prestação de contas sobre recursos da assistência social

Municípios têm novo prazo para apresentar planejamento anual e prestação de contas