Justiça representa Brasil em reunião sobre crimes cibernéticos



A Organização dos Estados Americanos (OEA) realiza, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a 8ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Delito Cibernético, em Washington (EUA). Como autoridade central para a cooperação jurídica internacional, o Ministério da Justiça, por intermédio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ), irá representar o Brasil durante o encontro.

O objetivo da reunião é discutir questões relativas à cooperação entre as autoridades responsáveis pela investigação e processo penal do delito cibernético, elaboração de instrumentos legais e compartilhamento de boas práticas.

O coordenador-geral de Recuperação de Ativos do DRCI/SNJ, Isalino Giacomet Júnior, que está em Washington, explica que o Brasil apresenta um perfil demandante da cooperação jurídica internacional em casos de crime cibernético. “Do universo de pedidos tramitados pelo DRCI relativos a crimes cibernéticos, em 90% dos casos o Brasil é o País requerente da cooperação”, diz Giacomet.

Para o diretor do DRCI/SNJ, Ricardo Saadi, é muito importante a participação do Brasil no foro. “Como resultados da reunião, pretende-se fortalecer a comunicação e aprimorar a cooperação por meio do intercâmbio de informações que auxiliam a prestação do auxílio jurídico mútuo; identificar as principais dificuldades na tramitação de pedidos; além de instigar e ter posicionamento central na promoção de instrumentos internacionais sobre crimes cibernéticos”, ressalta Saadi.

Na reunião serão discutidos, ainda, temas como Portal Inter-Americano de Cooperação sobre Crimes Cibernéticos e a Rede de Cooperação Jurídica em assuntos penais. Serão apresentados resultados dos treinamentos regionais para fortalecer a cooperação internacional para fins de investigação e persecução de delitos cibernéticos, além de sistemas de cooperação jurídica para combater essa modalidade de crime.

Fonte:
Ministério da Justiça



28/02/2014 07:34


Artigos Relacionados


CRE quer explicações do Itamaraty sobre a não adesão do Brasil à convenção de crimes cibernéticos

Azeredo defende projeto sobre crimes cibernéticos

Eduardo Azeredo comenta conferência sobre crimes cibernéticos

Série da TV Senado sobre Código Penal trata dos crimes cibernéticos

Azeredo participa de conferência mundial sobre cooperação contra crimes cibernéticos

Brasil representa América Latina em reunião sobre convenção ibero-americana de seguridade social