Juvêncio anuncia voto favorável ao Estatuto do Desarmamento
O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) declarou seu voto favorável ao Estatuto do Desarmamento, mas fez restrições ao referendo para decidir se haverá ou não comércio de armas de fogo no Brasil.
- O projeto é muito avançado, mas esse referendo para 2005 nem deveria estar no texto desse projeto de lei.
A inspiração para o projeto, de acordo com o senador, veio do número de mortes provocadas por arma de fogo no Brasil.
- Mas, no Japão, onde também foi proibida a posse de armas de fogo, o número de assassinatos continua crescendo e os meios utilizados para matar são o estrangulamento e as armas brancas, facas e espadas - comparou.
Juvêncio disse que o projeto do Estatuto do Desarmamento nada mais é do que a Lei nº 9.437, com algumas modificações. A principal mudança é a revogação da possibilidade de o cidadão obter porte de arma, acentuou, elogiando a manutenção da possibilidade de o cidadão de bem possuir e manter arma em sua residência para proteção do patrimônio e da família.
- Aqueles que pregam o desarmamento total hoje, e não no futuro, quando todos estiverem espiritualizados, deveriam escrever nas portas das suas casas: -aqui vive uma família desarmada-. Duvido que não seja assaltada em 24 horas.
O senador ainda defendeu uma grande mobilização, mas não contra a arma nas mãos do cidadão honesto. -Contra a impunidade e a favor de mais recursos e mais inteligência para a polícia-, declarou.
09/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Juvêncio quer mudanças no Estatuto do Desarmamento
Juvêncio da Fonseca propõe mudanças no Estatuto do Desarmamento
Demostenes anuncia voto favorável à PEC paralela
Paim anuncia voto favorável à PEC da Previdência
Arthur Virgílio anuncia voto favorável à PEC paralela
Ana Júlia anuncia voto favorável à reforma da Previdência