JUVÊNCIO DA FONSECA CRITICA REFORMA ADMINISTRATIVA NO MATO GROSSO DO SUL



O senador Juvêncio da Fonseca (PFL-MS) criticou nesta quarta-feira (dia 29) a reforma administrativa que o governador petista do Mato Grosso do Sul, José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, está promovendo no estado. Conforme o parlamentar, apesar de a reforma ser necessária e importante, ela baseia-se em fatos "que não são verdadeiros".

O governo do estado, relatou o senador, anuncia junto com a reforma um programa de ajuste financeiro rigoroso, "principalmente para um governante do PT", o que mereceu elogios do presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas Juvêncio avalia que a reforma não espelha a verdade, porque vem acompanhada de "uma farra de contratações estapafúrdias", apesar de o estado já vir registrando um déficit fiscal. O resultado, continuou o senador, é que as empresas públicas começaram a inchar com a nomeação para cargos comissionados.

- O que se viu no começo da administração de José Orcírio, foi o nepotismo desvariado praticado pelo governador, que hoje é de conhecimento nacional - criticou.

O senador disse que em 1998 o quadro de pessoal do estado era de 49 mil funcionários. Depois da posse do atual governador, o número teria subido para 56 mil. Além disso, acrescentou, há hoje a ameaça de greve dos funcionários que estão com os salários atrasados, a Assembléia Legislativa não recebe o repasse orçamentário e os fornecedores não estão sendo pagos.

Uma prova do despreparo do governador, de acordo com Juvêncio da Fonseca, é que o orçamento enviado pelo governo à Assembléia não contempla a reforma administrativa. "O governo estadual descobriu que o projeto de orçamento está errado, está desatualizado e não se ajusta à reforma administrativa", acentuou.

Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) defendeu Zeca do PT, afirmando que parlamentares de oposição ao governador, que agora criticam a iniciativa de promover a reforma administrativa, foram unanimemente favoráveis "a verdadeira asfixia" que o governo federal promoveu contra os estados, com as sucessivas reformas aprovadas pelo Congresso.

29/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUVÊNCIO CRITICA REFORMA ADMINISTRATIVA NO GOVERNO DO MATO GROSSO DO SUL

Juvêncio critica atos administrativos do governo do PT no Mato Grosso do Sul

JUVÊNCIO DA FONSECA CRITICA ALIANÇA ENTRE O PT E O PSDB

Juvêncio elogia FHC por financiamento para Mato Grosso do Sul

JUVÊNCIO REGISTRA 23 ANOS DE CRIAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL

JUVÊNCIO ANALISA AUMENTO DE QUEIMADAS EM MATO GROSSO DO SUL