Juvêncio da Fonseca lê em Plenário carta da Maçonaria à Nação



O senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) leu, da tribuna, nesta quarta-feira (2), a "Carta à Nação" divulgada pela Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, em que os maçons demonstram preocupação "com o estado de perplexidade e confusão da sociedade brasileira diante de uma seqüência interminável de escândalos que envolvem a dilapidação do patrimônio público".

A carta foi elaborada durante a 35 ª Assembléia Geral da confederação, realizada no dia 12 de julho em Foz do Iguassu (PR). A entidade congrega as 27 grandes lojas maçônicas do Brasil - uma em cada estado brasileiro, além do Distrito Federal.

A "Carta à Nação", lida por Juvêncio da Fonseca, menciona os "sanguessugas", os "mensaleiros" e "os mais diversos tipos de assaltantes dos cofres públicos", acrescentando que muitos ainda estão "livres e soltos, e que continuam a escarnecer daqueles que são honestos". Diante disso, os maçons lembram as eleições de outubro, afirmando que serão "o momento propício para realizar uma expressiva limpeza no quadro político nacional, restaurando-se o respeito à coisa pública através do voto depositado em nomes capazes de ouvir e atender ao clamor público".

A Maçonaria cobra ainda em sua "Carta à Nação", mais investimentos em saúde, educação e segurança pública e na proteção ao meio ambiente e condena o excesso de medidas provisórias editadas pelo Poder Executivo.

Juvêncio da Fonseca ressaltou o papel da Maçonaria no país, lembrando que a entidade participou de acontecimentos expressivos da história brasileira, como a Independência, a Proclamação da República e a Inconfidência Mineira. A Maçonaria, acrescentou, "esteve presente em todos os momentos importantes da história universal".

02/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio da Fonseca votou contra a MP

Juvêncio da Fonseca é o novo presidente do Conselho de Ética

Juvêncio da Fonseca defende manutenção do porte de arma

JUVÊNCIO DA FONSECA CRITICA ALIANÇA ENTRE O PT E O PSDB

Juvêncio da Fonseca propõe mudanças no Estatuto do Desarmamento

Juvêncio da Fonseca defende inclusão da PEC das MPs na pauta da convocação extraordiaria