Juvêncio denuncia "ações eleitoreiras" do governador do Mato Grosso do Sul



O senador Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS) criticou, nesta quarta-feira (7), o governador do seu estado, Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, denunciando o que chamou de "ações destinadas a render dividendos políticos a curto prazo".

- Ele nada fez a não ser preparar o ambiente de sua própria sucessão, investindo soma considerável de recursos públicos em projetos que apenas darão resultados imediatos - disse o senador.

Segundo Juvêncio, todas as obras realizadas no estado são de iniciativa do governo federal, embora o governador "faça propaganda enganosa" à população assumindo-as como iniciativa de sua gestão.

A economia regional, disse Juvêncio, está estagnada, sem planejamento nem projetos claros de desenvolvimento, com receitas em queda e despesas "realizadas irresponsavelmente, em elevação crescente e incontrolável, feitas unicamente para garantir a permanência no poder do Partido dos Trabalhadores, o PT".

O quadro econômico-financeiro do estado, afirmou o senador, é gravíssimo, com atrasos de pagamento a fornecedores, crescente endividamento interno e protelação de serviços. O governador, no entanto, disse Juvêncio, "insiste em vender para a sociedade uma imagem diferente de sua administração, visando a obter resultados políticos imediatos".

Ao finalizar seu pronunciamento, Juvêncio afirmou que os políticos precisam refletir sobre esse momento delicado da vida brasileira, em que turbulências ocasionais têm o poder de obscurecer perspectivas de longo prazo e impedir a consecução de um projeto nacional em que haja menos diferenças regionais, maior distribuição de riquezas e crescimento consistente da economia.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ser próprio da democracia existirem críticas e pontos de vista diferentes sobre governos. Ele disse, no entanto, ter a convicção de que o governador Zeca do PT criou mecanismos para garantir crescente participação popular em seu governo, com grandes contingentes de cidadãos dando sugestões sobre o que fazer com o dinheiro público.



07/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juvêncio condena renúncia de R$ 370 milhões por governador do Mato Grosso do Sul

Juvêncio elogia FHC por financiamento para Mato Grosso do Sul

JUVÊNCIO REGISTRA 23 ANOS DE CRIAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL

JUVÊNCIO ANALISA AUMENTO DE QUEIMADAS EM MATO GROSSO DO SUL

Juvêncio cobra reestruturação de presídios de Mato Grosso do Sul

Juvêncio critica atos administrativos do governo do PT no Mato Grosso do Sul