Kakay se diz ‘perplexo’ por relator ter decretado o fim da instrução sem ouvir a defesa



O advogado de defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido-DF), Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, iniciou a defesa do parlamentar e voltou a insistir que o processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é político, mas o rito deve seguir à Constituição, ao Regimento Interno, e à resolução que rege o funcionamento do Conselho de Ética, algo que a seu ver não foi respeitado.

Kakay se disse “perplexo” pela atuação do relator do processo, senador Humberto Costa (PT-PE), que teria dado encerramento à instrução do processo na reunião do dia 12 de junho, sem que a defesa tivesse se manifestado.

Escutas

O advogado insistiu que as escutas que flagraram o senador Demóstenes na Operação Monte Carlo são ilegais, pois não houve autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar um senador da República. Para ele, a tese de “encontro fortuito” – Demóstenes foi flagrado em conversas com Cachoeira, que era o investigado – não se sustenta, porque a investigação durou mais de um ano. Kakay criticou os “vazamentos sistemáticos”, a seu ver feitos de forma a desmoralizar e criar um pré-julgamento, e que isso foi um “massacre” contra Demóstenes.

Kakay também fez uma crítica ao que considerou “erros crassos” muitas vezes cometidos pela primeira instância do Judiciário – o que em sua opinião ocorreu neste caso – e que levam os tribunais superiores a anular inúmeros processos, sendo acusados sempre de “lenientes”, o que para ele seria uma ofensa.

Mais informações a seguir



25/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator propõe ouvir Carlinhos Cachoeira no dia 17 de maio

Relator não vê necessidade da CPI ouvir ex-secretária da Receita Federal

RELATOR DE CPI MISTA QUER OUVIR INDICIADOS PELA CPI DO NARCOTRÁFICO

Relator da segunda representação pede para ouvir Renan Calheiros

RELATOR QUER OUVIR OPINIÕES DE DELFIM SOBRE PROPOSTAS DE MUDANÇAS

RELATOR QUER OUVIR OPINIÕES DE DELFIM SOBRE PROPOSTAS DE MUDANÇAS