Kátia Abreu aplaude decisão judicial que assegura uso de herbicida



A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) comemorou a decisão da Justiça Federal que rejeitou a suspensão do uso do herbicida 2,4D, amplamente usado na agricultura.

Ela ressaltou que o produto é aprovado para uso em mais de 70 países, faz parte da fórmula de 46 defensivos agrícolas e sua falta poderia “arrasar a safra” brasileira.

—   O que é que iria acontecer? Plantaria-se a safra? Provavelmente, mas teríamos uma queda na produtividade absurda, nós teríamos ainda um aumento no preço dos alimentos e, consequentemente, nós teríamos um aumento da inflação no Brasil — advertiu.

Kátia Abreu pôs em dúvida os motivos que levaram a Anvisa a não revalidar a licença do herbicida, quando produtos alternativos custam até dez vezes mais.

—  A Anvisa teve de 2006 até agora para revalidar os produtos, mas não cumpriu seu papel, ninguém sabe por que, e deixou vencer esse prazo. E o Ministério Público, então, acionou a Justiça para que esse produto fosse suspenso — criticou Kátia Abreu.

A senadora também destacou o papel do agronegócio na economia brasileira e afirmou que a defesa da produção rural constitui questão de segurança nacional.



09/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu registra decisão judicial que proíbe uso de matérias da 'Folha' no clipping do Senado

MARINA APLAUDE DECISÃO JUDICIAL QUE PROÍBE PLANTIO DE SOJA TRANSGÊNICA

Papaleo aplaude decisão judicial que obriga indústria tabagista a pagar indenização a fumantes

Kátia Abreu se congratula com decisão do TSE favorável à fidelidade partidária

Kátia Abreu condena invasões do MST

Kátia Abreu: CPI do MST já pode ser instalada