Kátia Abreu pede imparcialidade ao governo federal na solução dos conflitos em Roraima



A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) pediu imparcialidade, brevidade e paciência ao governo federal na solução dos conflitos entre índios e proprietários rurais em Roraima. Ela informou que o ministro da Justiça, Tarso Genro, chegou hoje ao estado, onde foi preso no dia anterior o prefeito do município de Pacaraima, Paulo César Quartiero, também líder da associação dos produtores de arroz da região.

A parlamentar informou que a prisão de Quartiero foi resultante do conflito entre índios e plantadores de arroz, no dia anterior, quando houve troca de tiros e de flechas. Vários índios foram feridos.

Kátia Abreu afirmou que estão na região mais de cem policiais federais, auxiliados por helicópteros, para tentar controlar a situação. E lembrou que a atuação do governo tem de levar paz, e não a guerra, à região.

- Eu gostaria de pedir ao ministro Tarso Genro que pudesse ser imparcial, que pudesse ser brasileiro. Não existe índio melhor do que branco nem branco melhor do que índio. Temos de tratar todos os brasileiros com justiça e, principalmente, obedecendo à lei - pediu a parlamentar, acrescentando que "um ministro de Estado tem de agir de acordo com a lei e não deixar o coração falar mais alto que a razão".

Kátia Abreu manifestou sua solidariedade ao governador do estado, José de Anchieta Júnior, e ao senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que, segundo a senadora, lhe telefonou do estado nesta terça-feira "preocupadíssimo com a questão".

A parlamentar recordou que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a retirada dos arrozeiros da região "por entender ser uma questão de segurança nacional" e também por defender "o direito das pessoas de produzir e gerar emprego".



06/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá assume vice-liderança do governo e pede solução para conflitos em Roraima

Kátia Abreu pede igualdade de tratamento a índios e não índios nos conflitos de terra

Kátia Abreu pede ajuda do governo para enfrentamento da seca em Tocantins

Kátia Abreu pede ao governo que ajude municípios atingidos pela seca no Tocantins

Kátia Abreu pede intermediação do líder do governo no Senado para autorização de investimentos privados nos portos

Kátia Abreu registra pedido de intervenção federal no Pará