Kátia Abreu propõe a criação do Rio Parque Araguaia



A senadora Kátia Abreu anunciou nesta quinta-feira (10) ter apresentado na última sexta feira projeto de lei que cria o Rio Parque Araguaia, com o objetivo de preservar as características naturais daquele curso d'água, que banha os estados do Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará. Na opinião da senadora, como não tem grande potencial de geração de energia elétrica, o Araguaia deve ser melhor aproveitado do ponto de vista turístico.

Kátia Abreu argumentou que o projeto preservaria as características naturais do rio, pois ficariam vedadas quaisquer obras que viessem a alterar a calha ou o curso natural do Araguaia, a exemplo de hidrelétricas, que custariam muito caro em termos ambientais e financeiros, da mesma forma que eclusas e dragagens visando à implantação de hidrovias. Os projetos de irrigação, entretanto, seriam mantidos. Só no estado do Tocantins, há 1,5 milhão de hectares irrigáveis às margens do Araguaia e seus afluentes.

A parlamentar informou que todos os anos o rio recebe 18 mil pescadores amadores na região compreendida entre as praias de Aruanã e Luiz Alves. No período da seca, que ocorre de maio a setembro, a formação de 50 praias, dos estados de Goiás e Pará, é uma importante fonte de lazer para visitantes de todas as partes do Brasil.

- A vocação turística do Araguaia contribui de forma significativa para as economias dos quatro estados banhados pelo rio - afirmou a senadora, que apresentou também projeto prevendo a criação da Escola Técnica Federal de Turismo, no município de Caseara, como complemento ao projeto do Araguaia Rio Parque.

Críticas

A senadora Kátia Abreu fez duras críticas ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Respondendo à líder do bloco da maioria, Ideli Salvatti (PT-SC), que mencionou a ampliação dos investimentos no país, Kátia Abreu disse ser lamentável que o Brasil tenha sido classificado em 49º lugar no Índice de Competitividade Mundial 2007 (World Competitiveness Yearbook 2007) divulgado anualmente pela escola suíça de negócios International Institute for Management Development (IMD), em parceria com a Fundação Dom Cabral no Brasil.

A parlamentar também registrou seu protesto contra a constante edição de medidas provisórias por parte do governo, prejudicando enormemente a atividade parlamentar.

- Aqui resumimos nossas vidas a comissões e debates intermináveis, que não levam a nada - disse a senadora.



10/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Kátia Abreu propõe a criação do Rio Parque Araguaia

CDR analisará projeto de Kátia Abreu que pretende preservar o patrimônio cultural e natural do Rio Araguaia

Kátia Abreu propõe universalização do conceito de APPs

Aprovada criação da Área de Proteção Rio-Parque Araguaia

Suplicy propõe diálogo de Kátia Abreu com manifestantes do Greenpeace

Kátia Abreu deve protocolar agora pedido de criação da CPI do MST