Lando defende produtores rurais e madeireiros de Rondônia
O senador Amir Lando (PMDB-RO) ocupou a tribuna nesta terça-feira (2) para defender uma ação pública emergencial destinada a sanar os problemas dos produtores rurais e dos madeireiros de Rondônia.
De acordo com o parlamentar, os agricultores não têm como pagar suas dívidas, já que os preços de itens como arroz, soja e carne, entre outros, estão abaixo dos custos de produção.
- É preciso acabar com essa inércia e promover uma ação política que garanta preços mínimos. São demandas mais do que legítimas. Os problemas que assolam o campo exigem soluções - afirmou.
Além disso, Lando chamou a atenção para o fato de que a demora nos processos de zoneamento ecológico por parte dos órgãos governamentais, como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), vem causando danos irreparáveis junto aos que sobrevivem da atividade de extração da madeira.
O senador salientou que é fundamental que a extração seja feita de forma sustentável, com fiscalização efetiva e com a reposição necessária, mas frisou que os órgãos públicos devem conferir mais celeridade aos processos.
- Por que não liberar o manejo em pequenas propriedades? - questionou ele. Não podemos nos esquecer de que as florestas também são fonte de empregos e renda - observou.
02/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expedito defende madeireiros de Rondônia
Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia
Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia
Lando defende empenho de bancada de Rondônia na recuperação de rodovias
Representante de produtores rurais defende fim de critério de produtividade
MAGUITO DEFENDE PACTO ENTRE PRESIDENTE PRODUTORES RURAIS