Amir Lando defende incentivos para cafeicultura de Rondônia



A prorrogação dos prazos de financiamento concedidos e a concessão de novos financiamentos para os produtores de café do estado de Rondônia foi defendida em plenário, na manhã desta sexta-feira (dia 3), pelo senador Amir Lando (PMDB-RO). Ele afirmou estar fazendo um apelo dramático em nome do estado que representa, acreditando ter o café uma perspectiva econômica bastante razoável a médio prazo. Ressaltou, no entanto, que o setor vive uma crise neste momento e que os produtores de Rondônia não têm condições de aguardar uma acomodação do mercado, que poderá levar de três a quatro anos.

- Precisamos sensibilizar as autoridades da área econômica do governo para os problemas que esse setor está enfrentando. A produção cafeeira, que é uma vocação natural do país, gerando emprego e renda, está cada vez mais abandonada. É preciso garantir um preço mínimo para o café nesse período de crise, de modo a evitar a erradicação em massa de nossos cafezais, disse Lando.

O senador ressaltou que na região de Patrocínio, em Minas Gerais, as plantações de café estão sendo substituídas por pastagens. Na opinião de Amir Lando, é preciso que se adote uma política cafeeira bem articulada. Segundo ele, essa providência deverá promover a redução do desemprego, distribuição de renda, melhoria da balança comercial e alívio para a pressão sobre serviços urbanos, decorrentes da migração de onde o gado ocupou o lugar do café.

- Com os vinte reais que estão sendo pagos pela saca de sessenta quilos de café em Rondônia, os produtores não têm condições de realizar a colheita, que dirá promover a preservação e manutenção dos cafezais, afirmou o senador.

Amir Lando destacou que os produtores de café em Rondônia estão endividados e sem condições de saldar seus débitos em meio à crise vivida pelo setor. Por essa razão, considera que a prorrogação das dívidas e o financiamento de um preço mínimo para o produto seriam uma maneira de manter a atividade cafeeira no Estado.

03/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia

Amir Lando reivindica incentivos para a agropecuária nacional

Amir Lando quer investimentos para produção leiteira de Rondônia

Amir Lando quer mudar legislação para uso da terra em Rondônia

Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia