Lando denuncia falhas na implantação da reforma agrária



O crescimento da tensão causada pelos conflitos de terras na Amazônia não estaria acontecendo se o governo distribuísse pelo menos as propriedades improdutivas já desapropriadas, segundo o senador Amir Lando (PMDB-RO), que aponta falhas na ação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), especialmente no estado de Rondônia.

- A reforma agrária ocorre hoje apenas na mídia, nas estatísticas que mostram o alcance de metas, mas a realidade no campo é outra. Está faltando acabar com esse processo mentiroso e partir para a reforma agrária de fato, sobretudo na Amazônia, onde temos uma imensidão de terras disponíveis, terras públicas - afirmou.

Lando denunciou que em Rondônia há muitas áreas desapropriadas -que não foram destinadas porque o Incra não teve a coragem de imitir-se na posse e dar essa terra ao povo, aos sem terra que estão nos acampamentos-.

Para o senador, uma das conseqüências dessa situação é -o crescimento do MST como movimento de caráter político, de organização que pretende tomar o poder, porque não se está dando curso efetivo à reforma agrária-.



06/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lando defende reforma agrária na Amazônia

Lando diz que reforma agrária é imperativo nacional

Lando critica "morosidade" da reforma agrária

LANDO DIZ QUE INVASÕES RESULTAM DA INEFICÁCIA DA REFORMA AGRÁRIA

Amir Lando quer política integral de reforma agrária

Mauro Miranda e Lando cobram ampla e efetiva reforma agrária