Lando pede a ministro para evitar deportação de brasileiro detido nos Estados Unidos
O senador Amir Lando (PMDB-RO) pediu ao ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, para que interceda junto às autoridades consulares brasileiras nos Estados Unidos no sentido de que seja evitada a deportação de Márcio Ricardo de Souza. Segundo informou, o brasileiro, de 26 anos de idade, foi detido pela polícia norte-americana após ficar comprovado que ele entrou clandestinamente naquele país em maio último.
No ofício endereçado ao ministro, Amir Lando reconhece a situação de clandestinidade do brasileiro, mas manifesta preocupação quanto a integridade moral e física de Márcio. É que, segundo o senador, não se sabe exatamente em que condições ele se encontra, ou seja, se está preso ou em liberdade vigiada, ou quando poderá regressar ao Brasil.
Amir Lando lembrou que Márcio Ricardo de Souza mora em Ji-Paraná, em Rondônia, e que seus pais não têm recursos financeiros e nem meios para comunicar-se com o filho. Por isso solicitou ao ministro das Relações Exteriores providências para que Márcio possa entrar em contato com os pais e que seja garantido o seu retorno ao país de forma voluntária.
28/08/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Turismo brasileiro cria empregos nos Estados Unidos
Estados Unidos retiram sobretaxa do suco de laranja brasileiro
Mozarildo pede atenção para acordo espacial com Estados Unidos
Comissão deve investigar pressão dos Estados Unidos sobre diplomata brasileiro
Suplicy pede libertação de jovens presos nos Estados Unidos
Ricardo Santos pede providências contra protecionismo dos Estados Unidos