LAURO ALERTA PARA AGRAVAMENTO DE PATOLOGIAS SOCIAIS E ECONÔMICAS



O senador Lauro Campos (PT-DF) disse hoje (dia 15) que é preciso manter aceso o espírito crítico e promover permanentes intervenções no corpo social para evitar que se agravem ainda mais as já sérias patologias econômicas e sociais, "para deter o alastramento do desamor, da falta de respeito com a vida e das relações de exclusão cada vez mais desumanas" da sociedade brasileira.

Na opinião do senador, esse é o resultado da ação de governos que, em nome do controle da inflação, justificam o desrespeito à Constituição e aos direitos sociais e econômicos dos trabalhadores, que tiveram seus rendimentos de fato reduzidos pela não-reposição das perdas impostas por uma inflação acumulada da ordem de 67%.

- O que é pior, uma inflação de 60% reposta mensalmente ou uma perda de 67% jamais resposta? - questionou.

Lauro Campos disse que, por outro lado, através do Proer - "uma patologia econômica" - o governo beneficiou "falsificadores de dinheiro", enquanto, no afã de enxugar gastos, os cortes foram feitos "na carne magra do social".

Diante desse quadro, o senador considerou que não basta apenas "passar o Brasil a limpo", sob pena de aprofundar os efeitos nefastos das patologias sociais e econômicas que hoje caracterizam a vida brasileira.



15/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


EDUARDO ALERTA PARA AGRAVAMENTO DA MISÉRIA

Jorge Viana alerta para o agravamento da cheia no Rio Madeira

Alvaro Dias alerta para agravamento da situação do atendimento à saúde no mundo

Lúcia Vânia disse estar preocupada com agravamento dos problemas sociais do país

Rollemberg elogia políticas econômicas e sociais do governo

Subcomissão vai debater questões sociais e econômicas da produção de biocombustíveis