Lúcia Vânia disse estar preocupada com agravamento dos problemas sociais do país
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) alertou o governo para a gravidade do problema social que o país vem enfrentando. Em discurso no Plenário, nesta sexta-feira (19), ela apontou as altas taxas de juros, o excesso de tributos e o desemprego como as principais questões a serem enfrentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Especialmente em momentos de crise, é importante a manutenção dos programas de transferência de renda, observou, pedindo ainda uma solução para a onda de greves que vem se espalhando pelo Brasil.
Lúcia Vânia afirmou que todos os entes com responsabilidade social, como a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vêm alertando o governo sobre a necessidade de uma mudança radical na economia. De acordo com o texto da CNBB publicado nesta sexta-feira na imprensa e lido em Plenário pela senadora, nunca se viu tanta miséria no país. Os bispos defenderam que a política econômica deve atender primeiro aos problemas sociais.
Lúcia Vânia disse ainda que o PSDB tem exercido seu papel fiscalizador de oposição, sempre alertando o governo para seus maiores problemas, como o caso Waldomiro Diniz (ex-assessor da Casa Civil acusado de corrupção) e sobre problemas na política econômica. A senadora pediu ao governo o prosseguimento dos programas sociais do governo anterior. Afirmou que foram gerados com uma visão moderna, descentralizada e "hoje parecem estar sendo desconsiderados pelo governo".
Greves
Lúcia Vânia alertou ainda o governo sobre as graves conseqüências da onda de greves que se espalha no país. No caso dos fiscais de produtos agropecuários, citou, a greve pode prejudicar as exportações nacionais e trazer grandes prejuízos, especialmente à Região Centro-Oeste. A senadora pediu que os ministros do Trabalho, Desenvolvimento Social e Agricultura negociem com os grevistas e ajudem a encontrar uma saída para o problema salarial para o qual os fiscais pedem solução desde 2001. Os fiscais agropecuários querem equiparação salarial com outros fiscais federais.
Lúcia Vânia afirmou ainda que já passou a hora de o Congresso Nacional regulamentar o direito de greve, previsto na Constituição de 1988. Em aparte, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) elogiou o trabalho da senadora em defesa do estado de Goiás, dos mais necessitados e das crianças, e registrou o carinho que Santa Catarina tem por Lúcia Vânia.
19/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia se diz preocupada com pregação pelo voto nulo na Internet
Lúcia Vânia denuncia problemas causados por assentamentos em Goiás
Lúcia Vânia homenageia assistentes sociais
Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes
Lúcia Vânia: CAS será centro de debates de políticas sociais
Lúcia Vânia condena atraso na implantação de programas sociais