Lauro Antônio aplaude projeto que pune empresas que pagarem salários menores a mulheres



Ao homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, o senador Lauro Antônio (PR-SE) anunciou proposta aprovada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que pune empresa que pagar salário menor para a mulher. A proposta (PLC 130/2011) foi aprovada em caráter terminativo e segue para sanção presidencial.

- Amanhã, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. E falar a respeito das mulheres e de suas lutas ao longo da história nunca é demais. Mulheres que ajudaram e que ajudam, cada vez mais, a construir nações e a consolidar democracias em todo o mundo – elogiou.

Ele destacou que as mulheres tiveram que vencer um longo caminho para ter acesso ao ensino superior. Somente no século 19 esse direito foi conquistado na Europa. Lauro Antônio lembrou que a primeira mulher brasileira a receber diploma em Medicina foi Rita de Oliveira, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E a primeira sergipana foi Ítala de Oliveira, em 1927. Maria Nunes, em Itabaiana (SE), formou-se em geografia e história, na primeira turma da Faculdade de Filosofia, também pela UFBA.

Pioneiras na aviação

O senador também recordou os nomes das pioneiras da aviação no Brasil, acrescentado que as mulheres sempre “quebraram tabus”: Tereza de Marzo, Ada Rogatto e Anésia Pinheiro Machado. A primeira recebeu Medalha do Mérito da Aeronáutica, Mérito Aeronáutico e de Ouro de Santos Dumont. Ada Rogatto atravessou a selva amazônica em um avião pequeno e foi a primeira pára-quedista e terceira a tirar brevê. E Anésia Pinheiro foi pioneira na aviação feminina e civil, tendo atravessado a Cordilheira dos Andes.

Voto feminino

O senador lembrou que os primeiros estados a legalizar o voto feminino foram Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Lauro Antônio lembrou ainda que a escritora, advogada e feminista mineira Marieta Santiago conseguiu, por meio de mandado de segurança, votar em si mesma para deputada federal, em 1928. O direito da mulher ao voto só foi oficializado em 1932, por Getúlio Vargas.

Lauro Antônio destacou ainda a eleição da primeira senadora por Sergipe, Maria do Carmo Alves (DEM-SE) que se encontra em seu segundo mandato, Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa de Aracaju, e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), primeira mulher a ocupar a vice-presidência do Senado Federal.

Da Redação



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz defende multa para empresas que pagam salários menores para mulheres

Mulheres bancárias recebem salários menores do que homens com mesma função

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Projeto de Papaléo pune quem induzir menores de 14 anos a presenciar atividades libidinosas

Projeto que pune corrupção de empresas é sancionado