Projeto de Papaléo pune quem induzir menores de 14 anos a presenciar atividades libidinosas



Projeto de lei do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) altera o artigo 218 do Código Penal - que trata da corrupção de menores - incluindo punição para quem induzir menores de 14 anos a presenciar ou participar de atividades com caráter sexual. A atual redação do artigo, prevê a punição para quem "corromper ou facilitar a pessoa maior de 14 anos e menor de 18 anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a praticá-lo ou a presenciá-lo".

Em Plenário, Papaléo justificou a apresentação da proposta (PLS 370/08) afirmando que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente os direitos considerados fundamentais, conforme determina o artigo 227 da Constituição. Para o senador, a pena de seis a dez anos de reclusão para quem praticar esses atos visa estabelecer a proporcionalidade com a gravidade do crime de atentado violento ao pudor.

"Estou convencido de que a alteração prevista neste projeto contribuirá efetivamente para a redução desse grave problema de violência que se tem praticado contra pessoas ingênuas e indefesas, pois tornará esse abominável ato crime punível", argumenta o senador. na justificativa da proposta. Papaléo acrescenta que o Legislativo precisa estar atento a lacunas do Direito Penal, que deve punir adequadamente a exploração de crianças e adolescentes.

Em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o projeto aguarda designação do relator.



23/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto de Papaléo torna crime induzir menor de 14 anos a presenciar atividades libidinosas

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Projeto pune quem extraviar documentos da CPI

Multas para quem contratar menores de 16 anos podem aumentar

Lauro Antônio aplaude projeto que pune empresas que pagarem salários menores a mulheres