Luiz Otávio: Pará pode se tornar o corredor de exportações do Brasil
Luiz Otávio disse que é preciso um sistema de transportes que integre as rodovias e hidrovias do Pará ao porto de Santarém. Ele referiu-se às hidrovias do Tocantins e do Araguaia e disse que, para elas serem utilizadas, é preciso construir eclusas junto à hidrelétrica de Tucuruí e às barragens de Santa Isabel e Rio das Mortes, permitindo assim a navegação continuada na bacia do Tocantins.
- Os recursos para as eclusas em Tucuruí já estão disponíveis, são da ordem de R$ 360 milhões. E o retorno a este investimento viria com a primeira safra de soja - explicou, anunciando que o governo do estado do Pará e a Eletronorte, responsável por Tucuruí, estão em conversações para dividir os custos das obras.
Luiz Otávio também elogiou o empenho do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que liberaram recursos para consertos na rodovia Belém-Brasília, que estava em estado de calamidade, impossibilitando o tráfego.
Municípios
Luiz Otávio ainda manifestou seu apoio à Frente Parlamentar Municipalista, que defende mais recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o senador, o fundo tem sofrido cortes drásticos, prejudicando os municípios.
17/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
CORREDOR DE EXPORTAÇÃO NA REGIÃO NORTE É IMPORTANTE PARA O PAÍS, DIZ LUIZ OTÁVIO
Luiz Otávio se queixa de perdas de impostos do Pará com exportações
Luiz Otávio: a Amazônia é solução e não problema para o Brasil
Luiz Otávio alerta para as dificuldades que o Brasil terá com a ALCA
LUIZ OTÁVIO DIZ QUE FUNDO PODE DIMINUIR DESIGUALDADE SOCIAL
Luiz Otávio: Projeto de decreto sobre coligações pode ser questionado