Lauro Antônio se despede do Senado
Vários parlamentares saudaram nesta terça-feira (3) o senador Lauro Antônio (PR-SE), que se despediu do mandato em razão do retorno à Casa do senador Eduardo Amorim (PSC-SE), titular do cargo, que se encontrava em licença médica desde o final de 2011.
– Os que me conhecem sabem que a política nunca esteve na pauta da minha vida. Tinha inclusive, no início, vergonha de me apresentar como político. Mas o que posso lhes dizer é que a vergonha inicial deu lugar ao orgulho. Fazendo parte desta Casa, conheci pessoas da mais alta competência, pessoas de bem que estão comprometidas com o desenvolvimento dos seus estados e do Brasil – afirmou Lauro.
Na condição de primeiro suplente, Lauro Antonio tomou posse em 6 de dezembro de 2011. Em sua passagem pela Casa, ressaltou a importância da Desvinculação das Receitas da União (DRU), aprovada em Plenário, para o equilíbrio fiscal; defendeu o turismo como solução para geração de emprego e renda; e ressaltou a importância do cultivo de palma para combate à seca no semiárido nordestino. Ele atuou como vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) e da Subcomissão de Desenvolvimento do Nordeste.
Homenagens
A atuação de Lauro Antonio foi saudada por diversos senadores. Magno Malta (PR-ES) disse que os quatro meses de Lauro Antônio no Senado “representam muito mais do que os oito anos de muita gente que passou por aqui calada e saiu muda, sem ninguém saber o que veio fazer nesta Casa”. Paulo Paim (PT-RS), por sua vez, disse que Lauro Antônio chegou ao Senado “devagarito, no más, como falamos no Rio Grande”, e que relatou projetos com “competência, sabedoria e equilíbrio”.
Blairo Maggi (PR-MT) destacou a oportunidade gerada pela suplência e disse que espera por um reencontro futuro com Lauro Antônio na política. Representante do Tocantins, João Ribeiro (PR) destacou a atuação do colega como empresário, enquanto Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou que “destinos comuns, futuros próximos, belos futuros” lhe estão reservados politicamente.
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) ressaltou o “perfil aguerrido” de Lauro Antônio, que foi saudado por Lídice da Mata (PSB-BA) pela sua defesa do turismo rural. A atuação política do sergipano também foi lembrada por Cyro Miranda (PSDB-GO), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Lindbergh Farias (PT-RJ), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Ana Amélia (PP-RS).
Propostas apresentadas
Entre os projetos de autoria de Lauro Antônio encontra-se o PLS 36/2012, que altera o atual Código de Trânsito para exigir que os condutores e passageiros de motocicletas e assemelhados portem capacete com numeração da placa do veículo. A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Já o PLS 46/2012, que aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), assegura aos estabelecimentos com atividades nas áreas de turismo rural, ecoturismo e de aventura tarifação de energia elétrica equivalente à classe rural.
O PLS 65/2012 – Complementar estabelece alíquota máxima do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza incidente nas atividades prestadas no âmbito do turismo rural. A proposta é relatada pelo senador Vital do Rêgo na CDR.
O PLS 45/2012, que prevê disciplina tributária, previdenciária e trabalhista para o turismo rural, aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
03/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lauro Antonio toma posse no Senado
EMBAIXADOR AMERICANO DESPEDE-SE DE ANTONIO CARLOS
Antônio Carlos Júnior despede-se com prestação de contas
Lauro Antônio é eleito vice-presidente da CDR
Turismo rural deve ser estimulado, diz Lauro Antonio
Lauro Antônio reivindica obras de infraestrutura no Baixo São Francisco