LAURO CAMPOS ADVERTE: SERÁ IMPOSSÍVEL CONCORRER COM OS PRODUTOS ASIÁTICOS



O senador Lauro Campos (PT-DF) advertiu hoje (segunda, 9), em discurso, que as indústrias brasileiras não terão condições de concorrer com produtos do Sudeste Asiático, "depois que alguns países chegaram a desvalorizar suas moedas em até 80%" para enfrentar a crise das bolsas.

- Diante disso, não sabemos sequer se o Plano Real durará até as eleições. Não sabemos se o Banco Central conseguirá manter essa estabilidade monetária por meio de uma taxa de câmbio que torna os produtos brasileiros incapazes e inviáveis para exportação. Não podemos mais concorrer com esses produtos do Sudeste Asiático - assinalou.

Lauro Campos leu trechos de entrevistas publicadas recentemente pelo jornal The New York Times, abordando a economia brasileira. Citou o professor Robert Reich, ex-secretário do Trabalho dos EUA, o qual acredita queestá a caminho uma grande contração econômica, "com dinâmica semelhante à da Grande Depressão de 1929".

- Até o especulador mais famoso do momento, George Soros, apontado por muitos como o responsável pela crise asiática, afirma que pode haver um colapso no sistema mundial de comércio. "Tudo se assemelha a um incêndio que não foi controlado", diz Eisuke Sakakibara, vice-ministro para as Finanças Internacionais do Japão. Ele arrisca que a crise asiática é apenas o primeiro sintoma de uma síncope do capitalismo mundial - afirmou Lauro Campos.

Para o senador, "contração, colapso, síncope capitalista eram coisas impensáveis até meados do ano passado, quando países do Sudeste Asiático começaram a quebrar". E perguntou em seu discurso: "Será que o neoliberalismo sobreviverá no Brasil? Será que só aqui o desastre vai dar certo?"



02/09/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO CAMPOS ADVERTE PARA RISCOS DE INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL

LAURO CAMPOS: "SERÁ QUE O REAL NÃO VEM DANDO CERTO?"

BNDES libera R$ 4 bi para frear importação de produtos asiáticos

Ana Amélia cobra melhores condições para empresas brasileiras enfrentarem produtos asiáticos

Lauro Campos registra falecimento de Álvaro Campos

Jayme Campos adverte: MP da regularização de terras torna proprietário refém do governo por dez anos