LAURO CAMPOS: "SERÁ QUE O REAL NÃO VEM DANDO CERTO?"



Durante os últimos três anos, sem grandes mudanças na Constituição, o governo garantiu que o Plano Real estava dando certo. Por que agora se fala que aConstituição é um obstáculo para que o Real possa continuar dando certo? O questionamento foi feito hoje (dia 28), em discurso, pelo senador Lauro Campos (PT-DF). "Será que o Plano Real não vem dando certo?", indagou.

Na opinião de Lauro Campos, se os deputados e senadores a serem eleitos no ano que vem tiverem poderes constituintes, estará "institucionalizado o assalto aos direitos dos cidadãos". Sem maiores mudanças na Constituição, observou, nos últimos anos anos o governo "achatou salários, desempregou, privatizou e sucateou" o patrimônio público. Com uma constituinte, "a política neoliberal terá o caminho aberto".

Lauro Campos estabeleceu uma relação entre as ações do governo e "o misterioso e perigoso chupa-cabras": "O chupa-cabras também tira o sangue de suas vítimas indefesas e mudas." Para o senador do PT, "não pode ser mera coincidência o fato de o imaginário coletivo ter produzido a mesma figura do chupa-cabras nos países que adotaram políticas" de cunho neoliberal - México, Argentina, Venezuela e Brasil. Conforme Lauro Campos, o "chupa-cabras globaliza simbolicamente as relações sociais entre os espoliados" e os governos neoliberais.



28/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Siqueira Campos diz que com a privatização, setor energético de Tocantins está dando certo

LAURO CAMPOS DIZ QUE REAL II, POR MOTIVOS ELEITORAIS, É O AVESSO DO REAL I

LAURO CAMPOS PROTESTA CONTRA O PLANO REAL II

PLANO REAL LEVOU À CRISE, AFIRMOU LAURO CAMPOS

LAURO CAMPOS REJEITA ACUSAÇÃO DE QUE OPOSIÇÕES AJUDARAM A ABALAR O REAL

PRESIDENTE DO BC AFIRMA QUE CÂMBIO LIVRE ESTÁ DANDO CERTO